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08 de Março de 2024
Impactos na BR-381 - Amepi e associações comerciais buscam informações sobre novo traçado

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), em conjunto com Associações Comerciais e Empresariais de cidades da região, querem informações sobre o novo traçado da BR-381 na região. Em agenda da comitiva de prefeitos da Amepi e do Movimento Pró-Vidas em Brasília, na semana passada, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que licita projeto para obras na Variante do Rio Santa Bárbara.

O traçado ligaria São Gonçalo do Rio Abaixo a Nova Era, passando por Itabira, em um novo caminho alternativo. A obra eliminaria a passagem por João Monlevade e Bela Vista de Minas. Conforme o diretor geral do Dnit, Fabrício Galvão, o trecho atual da BR-381 nessa região é “induplicável”. 

Porém, a construção da Variante do Rio Santa Bárbara na BR-381 foi suspensa em 2016 por ser considerada economicamente inviável. À época, o Dnit informou que 'Foram realizados diversos estudos de traçados possíveis para a construção da denominada Variante do Rio Santa Bárbara. Devido a fatores técnicos, como a presença de plantas de mineradoras, além de topografia desfavorável, a construção dessa variante se mostrou economicamente inviável”. 

Diante disso, em reunião na tarde de ontem (7), na sede da Amepi, o prefeito de Itabira e presidente da associação, Marco Antônio Lage (PSD), e lideranças das entidades comerciais e empresariais anunciaram que vão em busca de estudos dos impactos econômicos para a região. “Não queremos travar esse importante projeto de duplicação da BR-381, há anos defendido pela Amepi. Mas a região não pode ficar com o ônus de possíveis impactos negativos na economia do Médio Piracicaba”, destacou Marco Antônio. 

O empresário e coordenador do Plano Regional de Desenvolvimento, Eugênio Müller, da Associação Comercial de Itabira (Acita), também defendeu um estudo a respeito do que essa possível mudança no traçado pode acarretar. Marco Antônio Lage endossou que a Amepi e as entidades empresariais precisam estar juntas num grande movimento regional e estadual, envolvendo as iniciativas públicas e privadas, para compreender o projeto e as contrapartidas do Governo Federal, caso a proposta seja realizada. 

Visita de ministros

Uma das primeiras ações será entregar aos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e dos Transportes, Renan Filho, que percorrerão a BR-381, em agenda marcada para o dia 25 de março, ofícios com questionamentos a respeito da obra da possível Variante do Rio Santa Bárbara. O objetivo é questionar detalhes e informações das obras e sensibilizar o Governo Federal a respeito dos impactos que esse novo traçado pode trazer para a região. 

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