Desde 1984
Geral
18 de Março de 2024
Movimento Minas Grita Pelo Leite reúne mais de 7 mil pessoas em Belo Horizonte
Dirceu Aurélio / ImprensaMG MG
Evento reuniu políticos, produtores e instituições

Nesta segunda-feira (18), Belo Horizonte foi palco de uma grande mobilização do setor leiteiro de Minas Gerais. Mais de 7 mil pessoas entre produtores, políticos, cooperativas e instituições participaram do movimento “Minas Grita pelo Leite”. A iniciativa foi organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e com o apoio de diversas entidades e políticos.

 

O manifesto “Minas Grita pelo Leite” solicita o fim das importações de leite em pó, renegociação das dívidas dos produtores de leite, financiamento mais prolongado com carência, inserção do leite nos programas sociais e fiscalização com relação ao Decreto nº 11.732/2023.

 

No encontro, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou que o estado vai retirar os laticínios que importam leite em pó do Regime Especial de Tributação. A medida tem como objetivo proteger os produtores de leite no estado, que sofrem com a concorrência de produtores de leite em pó de outros países.

 

Em 2023, segundo o governo do Estado, as importações mineiras de leite em pó somaram US$ 62,6 milhões. E, neste ano, as compras continuam crescentes. No primeiro bimestre de 2024, as importações já alcançaram US$ 12,7 milhões, representando 20,3% do valor total do ano passado. 

 

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), 46% das importações vieram da Argentina e 45% do Uruguai. Como integrantes do Mercosul, os dois países são isentos da Tarifa Externa Comum (TEC) cobrada de países que estão fora do bloco, desestruturando a cadeia produtiva do leite.

 

Com isso, em Minas, especificamente, vários produtores se veem obrigados a deixar a atividade leiteira em função da competição desleal de mercado originada pela importação do produto, que contribui de forma contundente para a queda de preço do leite pago ao produtor. 

 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG