Desde 1984
Região
08 de Março de 2024
Secretaria de Educação investiga denúncia de desvios em escola estadual de São Gonçalo
Divulgação - Acom - PMSGRA

Denúncia é que montante ultrapassa R$1 milhão 

Uma escola da rede estadual de ensino de São Gonçalo do Rio Abaixo está no meio de uma grave denúncia. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), sediada em Belo Horizonte, apura se cerca de R$1 milhão foram desviados da Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos. Os desfalques teriam ocorrido durante a gestão do ex-diretor da instituição, Vinícius Gomes do Nascimento, que foi exonerado. Há duas semanas, estudantes realizaram uma passeata pelas ruas da cidade, exigindo que as denúncias fossem apuradas pelas autoridades.

O A Notícia foi procurado por pessoas ligadas à instituição de ensino, que não quiseram se identificar. O grupo informou que as investigações começaram quando cheques do colégio começaram a ser devolvidos e os servidores da escola passaram a notar movimentações financeiras suspeitas. Por conta disso, a Superintendência Regional de Ensino (SRE) foi acionada e passou a analisar os extratos de contas bancárias da instituição de ensino. A SRE, com sede em Nova Era, é responsável por escolas estaduais da região. 

No decorrer das apurações, conforme relatos, foram recolhidos documentos e computadores, e vice-diretores prestaram esclarecimentos. Foi concluído que esses não participaram dos possíveis desfalques. Segundo um funcionário da escola, o vice-diretor que assumiu a escola teria sido orientado a usar seus dados pessoais para abrir um processo como pessoa física, sem que a Caixa Escolar ou a SRE se envolvessem. As contas da escola também teriam sido bloqueadas, o que estaria prejudicando seu funcionamento. 

Secretaria confirma

O A Notícia procurou a Secretaria de Estado de Educação, que confirmou a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para elucidar os fatos. Conforme a SEE, o ex-diretor Vinícius foi exonerado do cargo em novembro do ano passado. A Secretaria afirma que tomará as medidas cabíveis, considerando os resultados da investigação preliminar, respeitando o direito de defesa. 

A Secretaria de Estado da Educação negou que o orçamento da Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos esteja prejudicado, pois a alimentação e as atividades pedagógicas estão mantidas e ocorrem normalmente. No entanto, a Secretaria não respondeu se era verdadeira a informação de que o diretor que substituiu Vinícius foi orientado a abrir uma representação como pessoa física, sem envolver a Caixa Escolar e a SRE. 

Defesa

Procurado pelo Jornal A Notícia, Vinícius se manifestou através das advogadas Bruna Raphaela de Souza Moreira e Marina Primo, constituídas para a sua defesa. Em nota, elas informam que o ex-diretor foi exonerado por afastar-se do cargo por mais de 60 dias, por razões de saúde e sem relação com as suspeitas. O texto ainda diz que Vinícius não foi chamado para prestar esclarecimentos, mas que o fará quando for solicitado e que está à disposição da Justiça e dos órgãos competentes. Segundo as advogadas, o ex-diretor manifestou solidariedade aos alunos, pais e à comunidade escolar. Segundo a nota, novas informações devem ser prestadas após a conclusão das apurações.  

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG