Desde 1984
Geral
13 de Julho de 2023
Situação do Córrego dos Coelhos é debatida em audiência pública
Divulgação - Acom - CMJM

Os impactos ambientais no Córrego dos Coelhos, no bairro Boa Vista, em João Monlevade estiveram na pauta de uma audiência pública na Câmara Municipal. A finalidade foi discutir as condições das nascentes até a captação do córrego, fundamental para a captação de água no município. 

A Audiência foi presidida pelo segundo secretário da Casa, vereador Revetrie Texeira (MDB). Também participaram do encontro os vereadores e membros da Comissão de Saúde, Saneamento Básico e Meio Ambiente, Belmar Diniz (PT) e Rael Alves (PSDB), os vereadores Thiago Titó, Bruno Cabeção, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingues, representante da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Polícia Militar Ambiental, moradores da região do Córregos dos Coelhos e Estância Burian e o vereador da cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, Kito Bicalho (PSDB).

Na ocasião, Revetrie apresentou fotos e vídeos da região do Boa Vista e se disse preocupado com a situação, uma vez que está se aproximando o período chuvoso. Além disso, ele questionou sobre os loteamentos no município, bem como o córrego do Jacuí, que segundo ele, está sofrendo por poluições com derramamento de óleo no local. Por sua vez, o vereador Rael Alves argumentou a respeito do estreitamento do Córrego o que, segundo ele, pode levar ao acúmulo de água e terra prejudicando os moradores e as bombas de captação do DAE.

Já o vereador Thiago Titó parabenizou a iniciativa da audiência. Ele lembrou que motivado por uma denúncia de assoreamento na região do Córrego dos Coelho, foi realizado na Câmara o Iº Fórum das Águas, onde foram realizados alguns encaminhamentos. Porém, segundo ele, após este Fórum outros problemas foram encontrados, sendo necessária a audiência. 

Os moradores da região, presentes na audiência, pediram urgência para resolver os problemas, além de cobrarem medidas efetivas do poder público, bem como o tratamento do córrego. Eles alegam que esse não é um problema somente dos moradores da localidade, mas de toda João Monlevade, já que ali é onde ocorre a captação de água do município.

Bacia Complexa 

O ambientalista e jornalista Dindão, relatou que a Microbacia do Córrego dos Coelhos é complexa e não engloba somente o curso d’água, sendo necessária a proteção de toda região. Ele ainda relatou que dentro do Projeto Rio Vivo, há 17 locais que já receberam diagnóstico de suas propriedades. Ele também destacou a realização do Fórum das Águas em 2021, que resultou em definições importantes, mas que infelizmente não teve continuidade em 2022. Dindão ainda destacou a falta de acompanhamento por parte do Estado bem como a falta de licenciamento, como o caso do consórcio de gerenciamento de resíduos. Ele ainda lembrou que há um projeto aprovado para a construção de uma estação de tratamento de esgoto na região.

Secretaria 

Por sua vez, o secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingues esclareceu alguns questionamentos. Segundo  ele, a empresa Pontes de Minas solicitou autorização, à Secretaria de Meio Ambiente na gestão passada, para intervenção ou canalização do curso d’água, o que foi negado por não ser de competência da pasta. Desta forma, a empresa solicitou ao órgão estadual a licença apresentando os documentos pertinentes, o que foi concedido. Ele ainda explicou, que a Secretaria solicitou a fiscalização da obra pelos órgãos competentes e aguarda o relatório para tomar as medidas necessárias.  

Sobre a qualidade da água do município, Samuel informou que a Secretaria estuda a viabilidade para fazer a análise. Segundo ele, serão coletadas amostras em seis pontos, desde a nascente da Bacia do Córrego dos Coelhos até a captação.

Por fim, o presidente da sessão, Revetrie Teixeira, relatou que vai enviar ofício ao Ministério Público para que acione o Estado e solicite aumento no efetivo da Polícia Militar Ambiental e da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) para que façam a fiscalização e o controle ambiental.

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG