Desde 1984
Região
12 de Agosto de 2022
Programa desenvolve ações de promoção à qualidade de vida
AcomPMSGRA
Equipes recebem pacientes para ações de saúde

 Equipes das Unidades de Saúde Básica atuam na prevenção de doenças em São Gonçalo do Rio Abaixo

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo desenvolve, desde junho, o programa “Mudança de Estilo de Vida” (MEV). Segundo a coordenadora de Atenção Primária, Julita Antônia Dias Pereira, os trabalhos são desenvolvidos em grupo em todas Unidades de Saúde municipais.
A coordenadora explicou que ao invés de o paciente ter um atendimento médico tradicional, ele é encaminhado para a equipe de médico, enfermeira e nutricionista que apontam mudanças na rotina que podem evitar agravamento de doenças e uso de medicamentos.
A proposta inédita partiu das médicas Patrícia Lima Moreira, Tatiana Fonseca e da enfermeira Vera Jovita dos Santos, juntamente com a nutricionista Camila Assis Guerra. Segundo Vera, diante da grande quantidade de exames realizados, a equipe faz uma triagem e convida o paciente a participar do grupo conforme os resultados apontados nas análises.
O primeiro grupo a participar do programa foram os diabéticos e pacientes com alteração glicêmica. A equipe atua de forma conjunta para orientar o paciente a mudar pequenos hábitos diários e, assim, reduzir o uso de medicação. A partir de então, são reunidos os grupos para orientações e, assim, lidar melhor com a doença.  
O segundo grupo envolvido no programa são as gestantes. Os trabalhos estão em andamento em todas as unidades semanalmente. As futuras mães são orientadas quanto aos cuidados alimentares para prevenir, entre outras doenças, a diabetes gestacional. Segundo a nutricionista responsável pelo programa na rede de saúde, Camila Guerra, os pacientes desconhecem ações simples que podem melhorar seu dia a dia, pequenas mudanças que podem garantir a saúde durante a gravidez.

Cuidar de si 

O terceiro grupo coincide com o mês de Incentivo ao Aleitamento Materno, chamado “Agosto Dourado”. São as puérperas, mulheres que deram à luz a seus filhos e precisam de orientação sobre a melhor maneira de alimentá-los. A importância da nutrição da mãe e seu bem estar são pontos fundamentais das ações. Mas, segundo a Prefeitura, a  Saúde são-gonçalense vai além nesse aspecto, atendendo as crianças junto aos pediatras, auxiliando os pais na nutrição de seus filhos, a introdução de novos alimentos a partir dos seis meses e o incentivo à amamentação até os dois anos.
A paciente do PSF Guanabara, Maria Robéria Dias dos Santos, está há um mês no grupo MEV, após fazer alguns exames e a equipe perceber alterações no seu colesterol. Ela explicou que conforme a renda das pessoas é difícil manter uma nutricionista. “Muito importante receber orientações sobre a alimentação que de forma errada pode comprometer à saúde. Pensamos que a dieta de nutricionista será cara e com orientações podemos comer bem com o que temos em casa e evitamos o uso de medicação”, contou.
Ana Gleice de Souza Rodrigues acompanha a filha Gabriela e ressaltou o benefício para toda a população. “Isso irá ajudar a controlar a alimentação, o que deve tirar e colocar no prato e, assim, aprendemos o que é melhor para a saúde”, explicou

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG