Desde 1984
Variedades
11 de Agosto de 2022
Ex-vereadora Filinha é homenageada pela Câmara de João Monlevade
Divulgação - Acom - CMJM

Liderança do PT e de movimentos sociais recebe título de Filha Ilustre

A Câmara Municipal de João Monlevade concedeu o título de Filha Ilustre do município à ex-vereadora e atual coordenadora do Albergue Municipal, Maria de Lourdes Fernandes, a conhecida como Filinha.  A homenagem é de iniciativa do vereador Belmar Diniz (PT) e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares. A honraria é em reconhecimento do povo monlevadense pela sua relevante atuação nas áreas social, comunitária e religiosa no município.

A honraria foi entregue na sessão de quarta-feira (10). Filinha agradeceu a todos os parlamentares pela honraria recebida. Durante sua fala, ela destacou os trabalhos desenvolvidos na área social, além dos desafios e as conquistas quando foi vereadora no município, entre os anos 1997 e 2000. Entre as conquistas, Filinha ressaltou sua atuação como Presidente da Comissão de Transportes da Câmara, quando criou o Projeto “Transporte remunerado de Moto-táxi”. Ela ainda dedicou a homenagem aos três filhos. “Eles foram muito compreensivos quando por, diversas vezes, eu estava ausente lutando e buscando melhorias para a nossa cidade”. Filinha também sugeriu a reabertura do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Cresb) com o nome de Antônio Guedes Bezerra Neto, ex-secretário de Saúde de João Monlevade. 

Emocionado, Belmar Diniz falou da satisfação em poder homenagear Filinha, com quem ele descreveu ter uma amizade muito próxima. “É muito merecida esta homenagem. Filinha tem um propósito que é de sempre ajudar e acolher os mais necessitados. Ela é muito proativa nos projetos sociais e nas políticas públicas da nossa cidade.”

O prefeito Dr. Laércio Ribeiro, o vice-prefeito Fabrício Lopes e o Deputado Federal, Leonardo Monteiro, também prestigiaram o evento. Durante os discursos, eles destacarem as qualidades da homenageada, a importância dela na vida política e a militância dela em dela em defesa de pautas importantes. 

Em sua fala, o presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos), agradeceu e também parabenizou Filinha pela atuação na comunidade. “Com a entrega desta honraria, temos a oportunidade em lhe agradecer por tudo que tem feito ao longo do tempo em nossa cidade”, disse.

Sobre a homenageada

Filinha é nascida em João Monlevade e é mãe de três filhos. Filha da senhora Lourdes Maria Fernandes e do senhor João Evangelista, ex-sindicalista que ajudou a fundar o Sindicato dos Metalúrgicos, ela sempre objetivou lutar as causas de seu pai. Participou da fundação da Paróquia São Luís Maria de Montfort, onde é catequista há mais de 30 anos. Filinha faz parte da Comunidade Eclesial de Base – CEBs e é membro da Pastoral Afro. Foi vereadora no município entre os anos 1997 e 2000. Atuou como Presidente da Comissão de Transportes da Câmara, quando criou o Projeto “Transporte remunerado de Moto-táxi”, juntamente com a bancada dos Partidos dos Trabalhadores, Leonardo Diniz e Gleber Naime.

Participou da coleta de assinaturas para criação do Projeto Popular “Fundo Municipal de Moradia Popular”, aprovado na Câmara Municipal de João Monlevade, além da coleta de assinaturas para aprovação a nível federal do Projeto “Lei da Ficha Limpa”.

Conhecida dentro dos movimentos sociais, Filinha exerceu diversas funções. Foi presidente do Centro Comunitário do bairro Cruzeiro Celeste, membro do Conselho de Saúde. Ela também participou por 12 anos do Colegiado da Escola Estadual Manuel Loureiro e é membro da diretoria da Rádio Comunicativa. Atualmente, é coordenadora do Albergue Municipal (Casa de passagem), onde realiza um trabalho de acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo a proteção, abrigo e cuidado. 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG