Desde 1984
Variedades
27 de Outubro de 2021
Artigo de ex-aluna da Doctum Monlevade fica entre os melhores em Congresso Internacional
Divulgação

Só em 2021, os cursos Gerenciais da Unidade Monlevade tiveram 17 artigos aprovados em congressos globais

O artigo científico “O impulsionamento da Indústria 4.0 por meio dos ecossistemas de inovação”, da egressa do curso de Administração da Doctum João Monlevade, Marina Góis Silva, foi classificado entre os três melhores artigos com a temática de Inovação no V Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (V SINGEP). A apresentação do trabalho ocorreu no último dia 20, durante o congresso on-line organizado pela Universidade Nove de Julho (Uninove-SP).

O artigo foi escrito como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Administração em 2020, tendo sido orientado pelo professor Breno Eustáquio da Silva. As professoras Ana Paula Cota Moreira e Gardênia Staell Andrade participaram da banca avaliadora e, por isso, também figuram como autoras do trabalho. Marina, que hoje atua na área gerencial em Belo Horizonte, se disse muito feliz com o resultado. “O meu trabalho foi muito citado por estudantes de mestrado. O tempo todo o debate no Singep ocorreu utilizando os dados pesquisados no trabalho que desenvolvi. Estou muito feliz com o resultado e por ter participado de um evento tão importante como o Singep”, destacou Marina. O trabalho, inclusive, foi selecionado para avaliação e poderá ser publicado no International Journal of Innovation, prestigiada revista científica de Inovação.

A participação de egressos do curso de Administração da Doctum foi muito expressiva no Singep deste ano, com outros cinco artigos e um pôster apresentado na semana passada. O trabalho “Otimização do recebimento e preparação de amostras do laboratório metalográfico da ArcelorMittal” foi escrito pela egressa Jordana Cláudia Santos e Silva Garcia. Já o artigo “Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) em empresas: panorama da atuação empresarial na agenda 2030 no Brasil foi escrito por Thalles Vinicius Machado. O pôster apresentado por Maxuel Antônio dos Santos foi baseado no artigo de sua autoria denominado “A homossexualidade e o mercado de trabalho: um estudo de caso na cidade de João Monlevade-MG”. Esses três artigos também tiveram os professores Breno Eustáquio, Ana Paula Moreira e Gardênia Andrade como autores, sendo apresentados no dia 20 de outubro.

Já os professores Graziela Fátima Pereira e Bráulio Frances Barcelos figuram como autores dos artigos “Logística de serviços e ferramentas de gestão aplicadas ao Pet Shop Pêlos e Patas”, escrito por Arthur Soares Matos; “Gestão Financeira: uma análise do perfil dos pequenos empreendedores das cidades do Médio Piracicaba - MG redigido por Karolayne Tamires Do Espírito Santo e “Educação Financeira para adolescentes do Ensino Médio em escola da periferia de Barão de Cocais-MG: uma abordagem de ensino lúdica”, elaborado por Esthéfany Karina da Silva Pereira. Todos são egressos do curso de Administração da Doctum Monlevade. 

Só no Singep, do qual alunos e professores da Doctum Monlevade participam desde 2015, já foram aprovados e apresentados 21 trabalhos dos cursos Gerenciais dessa unidade.

Recorde de trabalhos científicos

A Pandemia de Covid 19 mudou a rotina de aulas mas não alterou o ritmo das produções acadêmicas dos cursos Gerenciais da Doctum Monlevade. Só em 2021, foram 7 trabalhos no Singep e mais 10 artigos de Administração e Ciências Contábeis apresentados no II Congresso Internacional de Ciências Sociais Aplicadas (Cicsa) promovido pela Doctum Caparaó no mês de setembro.

O professor Breno Eustáquio da Silva que atualmente coordena os cursos Gerenciais destaca o protagonismo da Doctum Monlevade na produção de conhecimento científico. “Nossos alunos estão imersos num contexto de produção de conhecimento muito alinhado às necessidades do mercado, pois no nosso projeto pedagógico estamos focados em práticas clássicas e inovadoras, que nos aproximam das empresas e da comunidade. No fim, ganham os alunos que se destacam no mercado de trabalho; as empresas que contam com profissionais de qualidade e a sociedade, pois o conhecimento produzido melhora as relações de trabalho, a economia e o dinamismo social nestes tempos digitais e de inovação constantes”, diz o professor.

Todos os artigos apresentados no Singep podem ser acessados neste endereço.  Os anais do Cicsa podem ser acessados neste endereço 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG