Desde 1984
Região
20 de Janeiro de 2021
Municípios da região aplicam primeiras vacinas contra a Covid-19
Prefeitura Municipal de Dionísio
Prefeituras do Médio Piracicaba aplicaram na tarde desta terça-feira (19) as primeiras doses da vacina contra a Covid-19. Pela manhã, representantes de diversas Prefeituras foram até à sede da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira para buscar os primeiros carregamentos, que foram direcionados aos municípios com escolta da Polícia Militar. Como parte do protocolo do Ministério da Saúde, as ampolas serão ministradas primeiro aos profissionais de saúde que trabalham diretamente para combater o coronavírus, os idosos recolhidos aos asilos e casas de repouso e os indígenas que vivem em aldeias.

Itabira aplicou sua primeira dose em uma técnica de enfermagem do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). Há 29 anos trabalhando no setor de Saúde, Maria Aparecida Santos de Paula recebeu o primeiro frasco. A ministração foi acompanhada pelo prefeito itabirano, Marco Antônio Lage (PSB), que reiterou que o início da vacinação não dispensa o uso da máscara, as medidas de higienização ou o distanciamento social. Itabira recebeu mil doses da vacina.

O enfermeiro Danilo Mariz Oliveira, que trabalha no Centro de Atendimento Respiratório (CAR), foi o primeiro vacinado de Rio Piracicaba. A aplicação contou com a presença do prefeito, Augusto Henrique da Silva (Cidadania), a vice-prefeita, Aparecida Oliveira (Cidadania), pela secretária municipal de Saúde, Eliete Maria de Jesus, entre outros servidores. Segundo a Prefeitura, uma segunda dose de reforço será aplicada daqui a 15 dias. Também serão vacinados neste momento os internos do Asilo Padre Pinto. Num primeiro momento, Rio Piracicaba recebeu 180 doses da vacina.

Em Nova Era, a primeira ampola foi inoculada nos braços da técnica de enfermagem Maria Eliza da Silva, de 53 anos. Servidora do município há 15 anos, ela teve aplicada uma das 140 doses destinadas pelo estado através da GRS ao município. A aplicação foi assistida pelo prefeito, Txai Costa (Rede), pelo vice-prefeito, Moriá Benevides (PSL). O secretário municipal de Saúde, Walder Drumond, pediu que a população não acorra aos centros de saúde, pois a primeira fase da ministração será para os profissionais de saúde e os idosos do Lar Vicentino São José, que, em dezembro, anunciou que 22 de seus internos estavam infectados, tendo três deles falecido.

Dionísio recebeu suas vacinas da GRS de Coronel Fabriciano, mas também aplicou a sua primeira dose nesta terça-feira. A enfermeira Maria da Conceição de Paula Santos, que acumula mais de 30 anos de trabalho na Secretaria de Saúde do município, foi a primeira vacinada. A cerimônia de aplicação foi acompanhada pelo prefeito, Francisco de Castro Trajano, o “Nando de Chiquito” (MDB), e por servidores da Prefeitura. Outras duas funcionárias também foram vacinadas, representando a área urbana e os distritos de Conceição de Minas e Baixa Verde.
JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG