Desde 1984
Editorial
01 de Março de 2024
Protagonismo regional para duplicação da 381

Mais uma vez, a região do Médio Piracicaba assume o protagonismo para a duplicação da BR-381. Essa é uma das pautas que há anos vem sendo exaustivamente discutida entre as lideranças regionais, sobretudo, através da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi). 
Nesta semana, comitiva de prefeitos, liderados pelo presidente da associação, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSD), e integrantes do Movimento Pró-Vidas, estiveram em Brasília. Na agenda, reuniões com os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Antonio Anastasia (TCU), técnicos do Dnit, ANTT e Ministério dos Transportes. 
O resultado foi muito positivo e eleva as esperanças, não só dos 500 mil moradores da região, mas de todos os brasileiros que passam pela via, de vê-la duplicada. Atendendo reivindicação das lideranças, que também com apoio da Amepi, estiveram em Brasília no mês de dezembro passado, o governo federal, através do Dnit, vai mesmo assumir as obras do gargalo da saída e entrada de Belo Horizonte e cuidar da desocupação e reassentamento das mais de 2 mil famílias que moram à beira da rodovia. Além disso, após as obras, ela será entregue à iniciativa privada que vencer o leilão de concessão da via. 
Outra boa notícia é que o edital de concessão deverá ser publicado no segundo semestre deste ano e, segundo a secretária nacional do Ministério dos Transportes, já há empresas interessadas. Essa obra, não custa repetir, é fundamental para a segurança e a vida dos cidadãos e para o desenvolvimento econômico da região. Para tanto, após anúncio do governo federal há 22 dias, o grupo foi a Brasília cobrar as ações. O momento é de acompanhar ainda mais de perto e cobrar, para que os trabalhos não fiquem apenas na promessa. 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG