Desde 1984
Coxia
23 de Julho de 2021
Coxia 2643

Filas da vacina

O anúncio da vacinação contra a Covid-19 para pessoas entre 42 e 45 anos em João Monlevade provocou longas filas à porta dos pontos de aplicação. Algumas pessoas relataram mais de três horas de espera. Mesmo assim, muitos voltaram para casa sem a primeira dose injetada no braço. 


Realidades

Por mais que se explique, é inevitável que o cidadão pense que Monlevade está “atrasada” em relação a outras cidades quanto à abertura da vacinação para mais faixas etárias. Afinal, ver Nova Era vacinando moradores com 35 anos, Rio Piracicaba com 32 e Santa Maria de Itabira com 28 desperta a cobrança do monlevadense. Não se pode esquecer que cada cidade tem uma realidade diferente de outra...


Salto maior

No entanto, ao que parece, a Prefeitura de João Monlevade tentou responder à demanda e deu um salto maior que as pernas. Ou seja, abriu o leque de quatro faixas etárias para tentar reduzir a fila da imunização. 


De volta

A boa notícia é que a vacinação para as faixas etárias de 42 a 45 anos retorna hoje. A aplicação ocorrerá a pé no Centro Educacional e em modelo veicular (drive-thru) na igreja Sagrado Coração de Jesus. Quem for cedo tem mais chances de não sofrer com a espera. 


PSF

Segundo o assessor de Comunicação da Prefeitura, Geraldo Magela “Dindão”, o problema das filas é Monlevade não ter equipes completas de ESF em todos os bairros, o que dificulta acesso ao número da população em cada faixa etária. Segundo ele, há 20 anos, quando Laércio deixou a Prefeitura em sua primeira gestão, havia 11 equipes completas. Quando voltou, havia 9 incompletas. Após seis meses de governo, a gestão conseguiu ampliar para 13 completas. Número ainda insufiente para atender a população de João Monlevade. 


Mamografia

A Prefeitura de João Monlevade retomou o agendamento das mamografias. Os exames voltaram a ser realizados na manhã desta quinta-feira (22), por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi), presidido pelo prefeito de Monlevade, Laércio Ribeiro (PT). Notícia boa para toda a região.

Recesso

Vereadores de Monlevade curtem 15 dias de recesso e só retornam às reuniões ordinárias na primeira semana de agosto. O segundo semestre promete debates quentes, com os 15 parlamentares animados com o descanso e querendo mostrar serviço.

 

Paraquedas

E o clima das eleições 2022 já começa a esquentar em João Monlevade. Vereadores se alinham com deputados estaduais e federais, que devem concorrer no pleito do próximo ano. Falam sobre recursos e parcerias para o município. Temporada de políticos de paraquedas que só chegam a cada quatro anos. 


Iluminação

Monlevade está substituindo as lâmpadas convencionais pelas de LED na iluminação pública. A mudança, que começou na avenida Castelo Branco, já chegou à praça do bairro Planalto. A iniciativa é boa, pois traz mais segurança e embeleza a cidade. Mas falta atender às intermináveis queixas por lâmpadas apagadas em vários bairros de Monlevade.


“Fria e fraca”

Segundo o Zé Marreta, publicação oficial do Sindmon-Metal, os adjetivos são atribuídos pelos trabalhadores à alimentação fornecida no restaurante industrial da Usina. “Enquanto o patronato insiste em reduzir custos no prato do trabalhador, em total desrespeito à categoria, muitos trabalhadores e trabalhadoras estão esquentando a marmita na área ou ficando sem refeição em razão da baixa qualidade da comida”, afirma a publicação. A gente não quer só comida...


Anticorrupção

A controladoria interna da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo adotou o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), uma proposta inovadora lançada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A iniciativa visa a auxiliar os gestores das organizações públicas a diagnosticarem sua suscetibilidade à corrupção e melhorarem os seus sistemas institucionais de prevenção. Exemplo a ser seguido. 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG