Desde 1984
Coxia
07 de Maio de 2021
Coxia 2632

Mães

Pesquisa do Sebrae MG aponta que a pandemia impactou em cheio a rotina das mães empreendedoras. Segundo o estudo, a sobrecarga com os afazeres domésticos levou 33% das mulheres com filhos a reduzirem o tempo dedicado aos negócios, contra 24% dos pais. As mulheres com filhos pequenos, de até 10 anos, foram as mais impactadas, já que metade delas reduziu sua jornada de trabalho por causa dos cuidados dedicados aos filhos e à casa.  

 

Desigualdade

O resultado da pesquisa aponta que a mesma proporção de mulheres, 3 em cada 10, gasta mais de três horas por dia nas tarefas do lar e nos cuidados com os filhos, enquanto apenas 16% dos homens vivem a mesma realidade. No caso de mães de filhos pequenos, a maioria (54%) enfrenta a mesma situação. Hora de repensar as relações familiares, sobretudo, na distribuição das atividades do lar, para diminuir as desigualdades. Talvez esse seja o melhor presente para as mães. 


Na banca

O livro do jornalista Márcio Passos, “Muito Antes pelo Contrário”, também pode ser encontrado na Banca da Praça 7, do popular Zé Maria. A coletânea de crônicas, histórias e opiniões pode ser adquirida por R$39,00. Vale a leitura!

Cemitério

A Prefeitura de Monlevade mandou projeto de Lei para a Câmara que regulamenta e muda regras em cemitérios da cidade. Chama atenção é que, agora, prestadores de serviços funerários deverão ser cadastrados junto à Secretaria de Serviços Urbanos. Isso significa que não havia cadastro para a função. Além disso, a medida visa acabar com reclamações junto à administração das necrópoles, sobre venda de túmulos para mais de uma família. 

Problema

O problema não é novo e vira e mexe volta à tona, com pessoas tendo o desprazer de encontrar outros corpos em jazigos familiares. É preciso rigor, mais fiscalização e seriedade para resolver a questão. 

Areão

Menina dos olhos do governo Laércio, o parque do Areão pode receber um grande projeto para se tornar um complexo de lazer, esportes, sustentabilidade e meio ambiente. A proposta ainda prevê que o local pode abrigar as secretarias de Meio Ambiente, de Esportes e a Fundação Casa de Cultura. Se sair do papel, será um dos maiores acertos da administração Laércio, já que Monlevade é carente de opções de lazer. 

Canil

E a novela do canil? Projeto do ex-prefeito Gustavo Prandini para abrigar a memória do aço no Parque do Areão foi abandonado por Teófilo Torres. Depois, Simone quis transformar o espaço em Centro de Zoonoses. Agora, Laércio pode reformar o atual canil, nas dependências do DVO, e acabar com a ideia do abrigo de cães abandonados no Areão. A pergunta que não cala: E os recursos públicos já investidos?

Bastidores

Nos bastidores, o nome do vice-prefeito, Fabrício Lopes (Avante), circula como o de candidatíssimo a prefeito em 2024. Em apenas 4 meses, já se especula que o vice vem quente para a disputa e tem buscado cada vez mais espaço dentro da administração Laércio. Será que emplaca?

Articulado

Fabrício já mostrou que é bom de articulação política, ao juntar uma série de partidos que apoiaram a chapa vitoriosa nas últimas eleições. Inclusive, com nomes de candidatos declaradamente avessos ao PT. Além disso, Lopes é o primeiro nome da história política municipal a deixar o cargo de vice-prefeito em um grupo, para assumir o mesmo cargo em grupo rival e ainda vencer as eleições. 

Rotatória

A Prefeitura de João Monlevade promete instalar, ainda neste mês de maio, a rotatória ligando as avenidas Getúlio Vargas e Gentil Bicalho, para quem quer seguir sentido bairro Santa Bárbara. O assunto foi tratado em coletiva do prefeito Laércio há uma semana. Vamos aguardar. 

Incubadora

A Prefeitura realiza trabalhos de drenagem de uma nascente que fica nos fundos da sede da Incubadora de Empresas, no bairro Belmonte. A drenagem da nascente, segundo o governo, é uma obra emergencial e visa prevenir danos futuros na estrutura do prédio da Incubadora. O espaço, após anos de descaso, também tem recebido atenção da gestão municipal. Ali será implantado o CAT/Sine e novas empresas também já se instalaram no local. 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG