Desde 1984
Região
17 de Abril de 2023
Cidades da região são finalistas do Prêmio Municípios Mineradores
Arquivo JAN

Iniciativa reconhece a qualidade dos serviços prestados à população e o desempenho da gestão pública em oito áreas

Bela Vista de Minas, São Gonçalo do Rio Abaixo e Itabira são as três cidades da região classificadas para a final da 2ª edição do “Prêmio Municípios Mineradores - Qualidade da governança pública em municípios com mineração”. 

Idealizado pelo Ministério de Minas e Energia e realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e pela Agenda Pública, o prêmio reconhece a qualidade dos serviços prestados por municípios com atividades de mineração no seu território. 

A avaliação segue critérios específicos e analisa práticas em oito áreas: Saúde; Educação; Proteção Social; Infraestrutura; Meio Ambiente; Gestão; Finanças e Desenvolvimento Econômico. São Gonçalo do Rio Abaixo foi indicada em seis categorias (saúde, educação, proteção social, infraestrutura, meio ambiente, desenvolvimento econômico). Itabira e Bela Vista de Minas, concorrem na área de Gestão. 

Para o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, o reconhecimento é importantíssimo para a região. 'Demonstra a força do Médio Piracicaba e ressalta a importância desses municípios mineradores para Minas Gerais e o Brasil. E que aqui temos prefeitos comprometidos com o desenvolvimento sustentável dos territórios', afirmou.

Neste ano, são 24 finalistas em todo o Brasil. Os finalistas foram anunciados na última semana e os vencedores serão conhecidos no dia 31 de maio, em Brasília (DF), em cerimônia no Ministério de Minas e Energia. 

Na última edição do prêmio, realizada no ano passado, municípios da região também chegaram à final e foram vencedores:  São Gonçalo do Rio Abaixo nas áreas de Saúde, Infraestrutura, Proteção Social e Meio Ambiente; Itabira no setor de Gestão e Catas Altas no de Desenvolvimento Econômico).

Para o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, esta premiação é importante para estimular cada vez mais as boas práticas de governança. “O prêmio é um marco histórico para o setor de mineração e, acredito, também para os municípios mineradores. A segunda edição firma mais uma vez o compromisso e apoio ao fortalecimento da gestão municipal e ao desenvolvimento dos territórios em que a mineração é realizada”, afirma. 

Confira os municípios indicados

Desenvolvimento econômico
Canaã dos Carajás (PA)
São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)
Itabirito (MG)

Educação
Alto Horizonte (GO)
Barro Alto (GO)
São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)

Finanças
Itatiaiuçu (MG)
Ouvidor (GO)
Sarzego (MG)

Gestão
Bela Vista de Minas (MG)
Itabira (MG)
Paracatu (MG)

Infraestrutura
Canaã dos Carajás (PA)
Piracema (MG)
São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)

Meio Ambiente
Itatiaiuçu (MG)
São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)
Sarzedo (MG)

Proteção Social
Ouvidor (GO)
Passa Tempo (MG)
São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)

Saúde
Alto Horizonte (GO)
São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)
São Sebastião da Vargem Alegre (MG)  

JORNAL IMPRESSO