Desde 1984
Região
12 de Agosto de 2022
Procurador da República fiscaliza barragem da Vale na região

Rio Piracicaba é a 1ª cidade de Minas a receber a visita

 

O Procurador da República do Ministério Público Federal (MPF), Ângelo Giardini de Oliveira, visitou Rio Piracicaba nesta semana. Com atuação na área ambiental, o agente tem dentre suas atribuições, verificar a situação das barragens em municípios mineradores. A visita é inédita no desempenho do Procurador. “Rio Piracicaba é a primeira cidade que visito, dentre outros municípios que pretendo fiscalizar”, disse.
A visita vai ao encontro a uma vistoria da Agência Nacional de Mineração (ANM), ontem  (11), na Barragem Diogo, a maior barragem mantida pela Vale, em Rio Piracicaba. Outras duas barragens, Monjolo e Porteirinha, também são sustentadas pela mineradora no município. “Tomei conhecimento de uma inspeção regular da ANM e resolvi acompanhar”, explicou Ângelo.
O procurador esteve na Prefeitura, e se encontrou o prefeito Augusto Henrique (Cidadania), e também na Câmara, onde se reuniu  com os parlamentares. 
Questionado sobre questões de segurança envolvendo a barragem Diogo, Ângelo demonstrou cautela. “A barragem (Diogo) é razoavelmente segura conforme atesta o laudo de estabilidade. Mas todos achavam que Brumadinho era seguro né?”, ponderou.

Demandas

No encontro com os vereadores, os parlamentares apresentaram as principais demandas constantemente pontuadas por moradores em Rio Piracicaba. Desconfiança das informações repassadas pela Vale, sensação de insegurança em virtude do risco de eventual rompimento de barragem Diogo, desvalorização imobiliária, imprevisibilidade acerca da retomada de 100% das operações da Mina de Água Limpa, questões tributárias e impactos sociais foram os principais assuntos debatidos.
Segundo a Câmara, os vereadores avaliaram positiva a atuação in loco do procurador que se comprometeu em encaminhar ao presidente do Legislativo, vereador Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo, o Nozinho do Caxambu (Cidadania), o novo laudo de estabilidade a ser produzido pela ANM. Conforme o Legislativo, essa será a primeira vez que a Câmara de Rio Piracicaba terá acesso ao laudo da barragem. “Nunca tivemos acesso a esses documentos oficiais porque a Vale sempre se esquivou desses assuntos. Importantíssimo recebermos esse contato da Procuradoria da República por se tratar de informações seguras, sem esconder o jogo como sempre faz a mineradora”, desabafou Nozinho.
Também prestigiaram a visita do Procurador da República, o assessor especial do Legislativo, o advogado Frederico Camilo, e os parlamentares Sebastião Rômulo Linhares (PSDB), Dirlene Aparecida Tomaz (PP), Anderson da Silva Tavares (Cidadania), Antônio de Pádua Guedes (PDT), Juliano Mafra Gonçalves (PSDB) e Leon Fátima de Almeida (PSB).

JORNAL IMPRESSO