Desde 1984
Geral
01 de Julho de 2022
“O Médio Piracicaba é a região onde estão as minhas raízes”
Guilherme Dardanhan

Entrevista Deputado Estadual Tito Torres

Confira, a seguir, entrevista com o deputado estadual Tito Torres (PSD). Ele fala do mandato até o momento e de ações para Monlevade e região.  

 

Deputado, o senhor caminha para o fim de seu segundo mandato. Ao longo desses anos, quais investimentos considera mais importantes através dos recursos liberados por sua atuação?
O Médio Piracicaba é a região onde estão as minhas raízes. Sou nascido e criado em João Monlevade e sempre frequentei as cidades vizinhas desde criança. Fosse acompanhando meu pai, Mauri Torres, ou para frequentar festas, cavalgadas, para participar de concursos de marcha. Tenho muita história para contar dos bons tempos que vivi no Médio Piracicaba.
Como deputado, sem dúvidas tenho um olhar especial para nossa região. Priorizei a área da saúde porque sem saúde não somos nada. O Hospital Margarida, que é onde nasci e que é referência regional, recebeu muitos investimentos que destinei e intermediei junto ao Governo do Estado. Aparelhos como o tomógrafo e de ultrassonografia foram obtidos através do meu trabalho. Sem contar os diversos recursos que garanti para compra de outros equipamentos e para o funcionamento geral do hospital. A volta do atendimento pelo Ipsemg também é resultado de um trabalho de intermediação que realizei junto ao Governo e ao órgão.
Destaco ainda a unidade da UEMG em Monlevade, que recebe estudantes de toda a região e que desde meu primeiro mandato conta com investimentos destinados por mim. Consegui que a unidade contasse com mais um curso, o de Engenharia Mecânica, além de um imóvel mais adequado para o funcionamento do campus, melhorando as condições para a comunidade escolar e para a comunidade em geral que usufrui dos serviços oferecidos pela universidade. Ainda falando em educação, garanti milhões de reais para reforma de várias escolas de cidades do Médio Piracicaba.
Obras de saneamento, calçamento e pavimentação, como a da MG-760 que dá acesso ao Parque Estadual do Rio Doce, também contaram com minha atuação parlamentar para saírem do papel. Tem ainda meu trabalho com entidades da região. Várias delas receberam recursos que indiquei permitindo que continuem realizando o trabalho assistencial junto as pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

O senhor foi um dos parlamentares que votou para que o veto do governador fosse derrubado, garantindo reajustes extras para funcionários públicos da saúde, educação e segurança pública. Qual a importância do reajuste?
O funcionalismo público precisa ser valorizado. Em Minas, são milhares de profissionais que trabalham no serviço público estadual e estavam e, em alguns casos ainda estão, com salários defasados. Como os professores, que atuam em todos os cantos do nosso Estado e ainda não recebem o piso nacional. O reajuste é fundamental para todas as categorias. Afinal, tudo subiu. Combustível, gás de cozinha, alimentos, e junto com a inflação, a falta de reajuste destrói o poder de compra dos servidores. Vimos que a pandemia deixou ainda mais clara a importância dos serviços e do funcionalismo público, que precisam ser valorizados e contar com mais investimentos.

 

É sabido que o senhor tem ampliado sua base para outras regiões do estado. Mas Tito Torres continua como o legítimo representante de Monlevade e região?
Com certeza! É a minha cidade e região natal de onde tenho muito orgulho em ser o representante. Desde a época em que meu pai foi deputado, o Médio Piracicaba sempre teve representatividade junto ao Governo do Estado, diferentemente de várias outras regiões de Minas. É uma força política importante que tem garantido muitas melhorias para as cidades, como pavimentação de estradas, presença de universidades públicas, investimentos na saúde e segurança pública, reforma de escolas e muito mais. Realmente, tenho ampliado a minha base. Mas, vejo que isso fortalece o meu trabalho parlamentar permitindo que eu consiga ajudar ainda mais a nossa região.

 

Como deputado, o senhor é procurado constantemente por prefeituras e lideranças municipais que cobram soluções para suas demandas. Como é o seu trabalho neste sentido? 
Realizo um intenso trabalho junto à base. A escuta, o diálogo são muito importantes para a busca de soluções para os problemas que nossos municípios enfrentam. Meu gabinete está sempre de portas abertas. Também estou constantemente nas nossas cidades para ter a oportunidade de conhecer a realidade e poder atuar de forma que faça a diferença na vida das pessoas. 
Além da indicação de recursos, faço a intermediação junto a diferentes órgãos para que questões locais sejam solucionadas. Tem ainda a experiência de conhecer diferentes tipos de gestões municipais e poder compartilhar estratégias e discutir com as lideranças formas de atuação para lidar com as questões do município.

 

Os municípios da região foram muito afetados pelas chuvas no início do ano. Qual foi a sua atuação como deputado para melhorar a situação desses municípios? 
Busquei fazer o possível para amenizar as dificuldades que muitas famílias enfrentaram no período chuvoso. Solicitei assistência junto ao Governo e que priorizasse o envio de recursos para as cidades atingidas. Intervi junto ao Corpo de Bombeiros para dar atenção às nossas cidades, inclusive destinei recursos para o Batalhão de Itabira que atende a região. 
Em Rio Piracicaba, por exemplo, consegui que uma empresa de móveis doasse mobiliário para os moradores. Além disso, solicitei oficialmente ao Governo de Minas no início de janeiro a isenção do pagamento das contas de água e luz para os consumidores afetados pelas intensas chuvas. 

 

O senhor tem atuado junto à Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), para que seja implantada a rede de distribuição de gás natural no Distrito Industrial de João Monlevade.  Qual a importância desse benefício para a cidade? 
Estive em João Monlevade com o ex-presidente da Gasmig, Pedro Magalhães, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e discutimos essa demanda que está bem encaminhada. Estamos dependendo de uma contratação do Posto Graal que pretende ofertar o GNV. Está faltando a assinatura desse contrato para que o gás passe da usina da ArcelorMittal atravessando toda a cidade. 
Sabemos que o gás tem sido um dos grandes fatores de desenvolvimento regional. Onde ele chega, as indústrias vão atrás. Agora, contamos com o comprometimento da Gasmig para garantir mais uma matriz energética para Monlevade incentivando a implantação de novos empreendimentos na cidade. 

JORNAL IMPRESSO