Desde 1984
Geral
19 de Janeiro de 2022
Câmara sedia reunião sobre aumento  da Covid-19 e das síndromes gripais
Acom CMJM

Na tarde de ontem, terça-feira (18), a Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19 da Câmara Municipal de João Monlevade realizou uma reunião para discutir o aumento dos casos da doença e das síndromes gripais no município. A reunião foi de iniciativa do presidente da comissão, vereador Revetrie Teixeira (MDB), e contou com os parlamentares Pastor Lieberth (Democratas), Belmar Diniz (PT), Marquinho Dornelas (PDT), Bruno “Cabeção” (Avante), Doró da Saúde (PSD) e Rael Alves (PSDB). Também estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Raquel Drummond, e sua adjunta, Simone Borba; o procurador jurídico da Prefeitura, Hugo Martins; o enfermeiro e ex-secretário municipal de Saúde Alysson Barcelos, como um dos representantes do Hospital Margarida; membros da Vigilância em Saúde (Visa), do Conselho Municipal de Saúde e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Questionada sobre as medidas adotadas pela Secretaria de Saúde em relação aos atendimentos aos pacientes com sintomas gripais ou de coronavírus, Raquel Drummond informou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Nova foi preparada desde o início de janeiro, para receber o cidadão com esses sinais. Segundo Drumond, foram disponibilizadas 15 salas, entre consultórios médicos e de enfermagem, salas de triagem e observação, coleta de exames e higienização de materiais. A secretária ainda ressaltou que atendimentos como a aplicação de vacinas foram transferidos para outras unidades, e as consultas de especialidades, para o Núcleo Especializado na Policlínica.

Raquel Drumond também relatou que, para facilitar o acesso dos pacientes à Unidade de Saúde do Cidade Nova, o Setor de Trânsito e Transporte Municipal (Settran) disponibilizou linhas extras de ônibus para atender à população. Sobre a reabertura do Centro de Atendimento à Covid-19, que funcionava no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, a chefe da pasta enfatizou que esta possibilidade não está descartada: “Estamos monitorando diariamente todos os atendimentos. A equipe está sempre reunida para buscar as melhores alternativas para atender a população. A Central da Covid foi criada em virtude do momento agravante da pandemia [onda roxa], com alto número de mortes e pacientes internados no CTI, muitos entubados. Hoje, a situação é diferente. Podemos usar outras ações para um novo cenário como o que estamos vivendo”.

Por fim, Raquel informou que, nesta quarta-feira (19), a Vigilância em Saúde começa a aplicação da primeira dose da vacina contra o Coronavírus em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades. A imunização ocorrerá na nova Policlínica (Antigo PA), no bairro Belmonte, e no Centro de Saúde do bairro Novo Cruzeiro.

Acom CMJM
Acom CMJM
JORNAL IMPRESSO