Desde 1984
Geral
12 de Janeiro de 2022
Captação é reiniciada e água começa a voltar em Monlevade
AcomPMJM

 

Após dias de escassez, o abastecimento de água em João Monlevade começa a voltar ao normal. Na manhã desta quarta-feira (12), os equipamentos de captação da água do rio Santa Bárbara, na estação elevatória da Água Bruta, foram religados, iniciando a normalização do fornecimento. De acordo com a Prefeitura, por conta das fortes chuvas e do alto volume do rio, a aparelhagem foi desligada para evitar uma pane elétrica. 

Segundo o diretor-geral do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE), José Afonso Martins, a segunda bomba de captação foi ligada e a captação será restabelecida paulatinamente, com a autarquia monitorando o nível do rio e o funcionamento dos equipamentos. 'Mesmo com a religação dos equipamentos, orientamos a população a continuar economizando água e usando com cuidado a água direta, se possível, fazendo a captação das chuvas para o uso não essencial. Como as redes e reservatórios estavam vazios, a distribuição acontecerá de forma gradativa na cidade', alertou.

Nesta quarta, a estação da localidade das Pacas foi visitada pelo prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), e pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento, Fabrício Lopes (Avante). Laércio frisou sobre a importância do abastecimento de água para a população, porém, com os devidos cuidados para que a captação não seja prejudicada. 'Com a elevação do nível do rio, era realmente necessário evitar uma pane elétrica, que prejudicaria ainda mais o abastecimento. Exatamente por isso trabalhamos intensamente para que o sistema se restabelecesse o quanto antes', explicou. Já Fabrício disse que 'uma de nossas prioridades é, sem dúvida, o abastecimento de água com qualidade em toda a cidade, ainda mais em um momento difícil como esse que estamos vivendo, devido às chuvas. Mas estamos atentos e acompanhando de perto todas as situações, necessidades e orientações técnicas para que o abastecimento se normalize o quanto antes'. 

JORNAL IMPRESSO