Desde 1984
Geral
02 de Dezembro de 2021
Governador destaca investimentos para Monlevade
Erivelton Braz

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), esteve ontem (2), pela primeira vez, em João Monlevade. Ele foi recebido pelo prefeito Laércio Ribeiro (PT) e pelo vice, Fabrício Lopes (Avante). O governador estava acompanhado dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e de Governo, Igor Eto, além dos deputados estaduais da região Tito Torres (PSDB) e Bernardo Mucida (PSB).
No início da manhã, o governador esteve na Escola Estadual Manoel Loureiro. A unidade de ensino foi contemplada com verba do Governo do Estado para aquisição de mobiliário e equipamentos como aparelhos de som, armários, bancos, eletrodomésticos, copiadoras e projetores, além das carteiras escolares. O diretor da escola, Joel dos Santos Pereira, destacou a importância do investimento para ofertar melhores condições para os estudantes e professores.
Em coletiva com a imprensa na sede da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon), o governador ressaltou os investimentos de R$4,7 bilhões da ArcelorMittal em Minas Gerais, e destacou que a Usina de Monlevade será contemplada com R$2,5 bilhões. Ele disse que se reuniu com dirigentes do grupo siderúrgico na semana passada e comemorou o anúncio da duplicação da unidade, que vai trazer mais desenvolvimento para o Estado.  
Questionado pelo A Notícia sobre as vindas do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPTM) e do quartel do Corpo de Bombeiros, anunciadas nos últimos meses para a cidade, Zema disse que elas podem não acontecer até o fim de seu mandato, em dezembro do ano que vem. Segundo o governador, o Corpo de Bombeiros precisa de uma recomposição de pessoal, através da formatura de novos homens. 
De acordo com o deputado estadual Tito Torres, um plano de expansão da unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) já foi apresentado à Secretaria de Estado da Educação. No entanto, não foi anunciado nenhum recurso para a unidade. 
Aos jornalistas, Zema falou também da dificuldade e da morosidade das obras de duplicação da BRs 381/262. Ele enfatizou que cobra do Ministério da Infraestrutura agilidade no processo e falou do sonho de ver a obra concluída. 

Desenvolvimento
Ainda na sede da Acimon, o governador desatou a fita da Sala Mineira do Empreendedor. O local tem como objetivo melhorar e simplificar o ambiente de negócios, facilitando o surgimento de novos empreendimentos. O local é resultado da parceria entre a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), o Sebrae Minas e a Prefeitura de João Monlevade.
Em seguida, Zema se reuniu com empresários e lideranças em evento fechado e apresentou projetos desenvolvidos pelo Governo de Minas e os resultados obtidos em sua gestão na educação, segurança e atração de investimentos. A informação é da Prefeitura de João Monlevade. Segundo a assessoria, o prefeito Laércio Ribeiro agradeceu a receptividade do governador com o município e destacou a importância dessa parceria. “É muito bom ouvir que o Governo é parceiro na causa municipalista, fortalecendo o nosso trabalho. O senhor tem mostrado que independentemente de partido, tem tratado bem todas as cidades de Minas Gerais”, destacou. Após a reunião, o governador e sua comitiva caminharam pelas avenidas comerciais de Carneirinhos. 
Participaram do encontro também, o prefeito de São Domingos do Prata e presidente da Amepi, Fernando Rolla; o prefeito de Dom Silvério, José Bráulio Aleixo (PTB) e de Sem Peixe , Éder de Tiquim (PSB) e a vice-prefeita de Bela Vista, Rode Basílio (DEM). Ainda no encontro, o assessor de Governo da Prefeitura de Monlevade, Gentil Bicalho, a primeira dama e presidente do Conselho Curador da Fundação Crê-ser, Rosângela Guimarães Ribeiro, o presidente da Câmara, Gustavo Maciel (Podemos), o vice, Revetrie Teixeira (MDB), os vereadores Fernando Linhares (DEM), Belmar Diniz (PT), Bruno Cabeção (Avante), Rael Alves (PSDB), Thiago Titó (PDT) e Marquinho Dornelas (PDT), além do Delegado Regional de Polícia Civil, Paulo Tavares Neto.  

Almoço
Após o encontro, Zema e comitiva almoçaram no sítio do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MG), Mauri Torres. Ele é pai do deputado Tito Torres. O Governo de Minas afirmou que o almoço aconteceu entre as agendas realizadas na região e não informou qual foi a pauta. O prefeito Laércio e o vice Fabrício não participaram do almoço.
 
Região
À tarde, Zema partiu para Barão de Cocais e finaliza a visita ao Médio Piracicaba hoje (3), nas cidades de Itabira, e Santa Maria de Itabira onde visita as obras de recuperação da cidade depois das inundações de 21 de fevereiro.