Desde 1984
Geral
23 de Julho de 2021
Retomada vacinação de pessoas com 42 anos ou mais contra a Covid-19
João Vitor Simão
Vacinação ocorreu na igreja Sagrado Coração de Jesus e no Centro Educacional de João Monlevade.

Será retomada hoje (23) a vacinação de pessoas com 42 anos ou mais contra o coronavírus em João Monlevade. A aplicação ocorrerá a pé no Centro Educacional e em modelo veicular (drive-thru) na igreja Sagrado Coração de Jesus, das 8 às 15 horas. 
A ministração para esse público começou na última terça-feira (20), mas, já no primeiro dia, a demanda foi maior que a oferta. As filas de interessados em receber a vacina, a pé ou de carro, dobravam quarteirões. No Centro Educacional, a fila de pessoas a pé dobrava as esquinas das ruas Duque de Caxias, São Domingos do Prata e Tiradentes. Já nas imediações da igreja Sagrado Coração de Jesus, por volta das 8 horas, a fila de carros ocupava a faixa da direita da avenida Wilson Alvarenga até o cruzamento com a rua Hildebrando Santana, além de ruas próximas do bairro JK. 
Na igreja, por exemplo, os primeiros carros chegaram por volta das 4 horas, enquanto no Centro Educacional a fila já alcançava as laterais do colégio às 6 horas. Mesmo assim, o clima era de satisfação por receber a primeira dose da vacina. Ipotijara Gomes chegou por volta das 6 horas ao CEJM, e lamentou apenas que o imunizante que recebeu não tenha dose única. Já Rosane Nunes, que também chegou pouco depois das 6 horas, relatou que foi contaminada duas vezes pelo coronavírus num espaço de dez meses, felizmente sem complicações. Já na igreja, Elaine Cristina contou que também chegou por volta das 6 horas, quando a fila dava voltas nos quarteirões vizinhos, mas estava satisfeita em receber o imunizante.
No entanto, os frascos acabaram antes que todos recebessem a vacina, e muitos tiveram de dar meia-volta antes de recebê-la. De acordo com Geraldo Magela “Dindão” Gonçalves, assessor de Comunicação da Prefeitura, “toda vez que se abrem faixas etárias com grande número de pessoas, as vacinas acabam. Como já previsto, a divulgação que fizemos orienta as pessoas sobre a situação”. Ele diz ainda que a falta de cobertura total da Estratégia de Saúde da Família acaba por prejudicar o planejamento da ministração. 

Segunda dose

A Prefeitura de João Monlevade também aplicará nesta sexta-feira (23) a segunda dose da vacina AstraZeneca em idosos com 60 anos ou mais, que foram vacinados com a primeira dose do imunizante há pelo menos 84 dias. 
A imunização ocorrerá no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de João Monlevade (Sindmon-Metal), no bairro José Elói, das 8 às 15 horas, a pé. 
A vacinação dos demais grupos prioritários e por faixa etária segue cronograma de vacinação já divulgado nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura.