Desde 1984
Região
23 de Julho de 2021
Consumo Consciente - DAE pede economia para manter abastecimento em São Gonçalo
Nivia MartinsAcomPMSGRA
Nascente em São Gonçalo do Rio Abaixo: população deve economizar água

A coordenadora do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Karine Lacerda, alerta sobre o consumo de água em São Gonçalo do Rio Abaixo neste período de estiagem. “São Gonçalo do Rio Abaixo possui excelentes fontes naturais, mas sabemos que as fontes não são renováveis. É preciso consumir com responsabilidade”, afirmou. Segundo ela, o município não cobra tarifa para o fornecimento da água, o que não exime os cidadãos do compromisso da economia. “Uma vez que, é consenso mundial que se não houver economia deste bem natural, a médio prazo poderemos sofrer com a escassez de água. E a melhor solução é combater o desperdício e reutilizar a água potável”, alerta.
Ela reforçou que a escassez de água neste período é percebida por todos, uma vez que a precipitação diminui, a umidade relativa do ar atinge níveis preocupantes, e o nível das nascentes, rios e córregos diminui visivelmente. A vasão da nascente principal do rio Santa Bárbara, por exemplo, em março estava no nível de 40 centímetros e nesta semana não passa de 10 centímetros. O que torna de suma importância a contribuição da população em pequenas atitudes como desligar a torneira ao lavar as vasilhas e ao escovar os dentes, realizar a lavagem de calçadas apenas quando de extrema necessidade, entre outras atitudes simples e rotineiras em nosso dia-a-dia, que ajuda a preservar este bem tão valioso que é a água.

Fontes naturais

A água é um recurso natural imprescindível, considerado estratégico em razão da sua importância para a vida das pessoas. É fundamental para o desenvolvimento socioeconômico, para a produção de energia e alimentos, para a construção de ecossistemas saudáveis e para a sobrevivência da espécie humana. A água é também essencial para fazer frente às alterações climáticas, instrumento importante entre a sociedade e o meio ambiente.
Em São Gonçalo, os cuidados com as fontes naturais é contínuo e de responsabilidade tanto do DAE, quanto das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. Essa última pretende realizar o mapeamento das nascentes e protegê-las, garantindo sua preservação.

JORNAL IMPRESSO