Desde 1984
Região
23 de Julho de 2021
Em Alvinópolis - Ativistas defendem criação de Parque Ecológico
Divulgação
Reunião no gabinete do deputado Gustavo Santana debateu o parque com ativistas

A ONG Cachorro do Mato, que atua na área ambiental e cultural com sede em Ribeirão das Neves, busca desenvolver a ideia de um parque ecológico em Alvinópolis. O fundador do coletivo, o servidor público estadual, Carlos Henrique Crepaldi de Lima, é alvinopolense e fala sobre como a ideia nasceu quando notou a degradação que ocorre em um local com grande potencial. “Tivemos a oportunidade de rever a área, seu estado atual e as possibilidades ali existentes”, explica.
Além de ajudar o meio ambiente, a ideia propõe fornecer à população um bom lugar para lazer e atividades. O formato do parque ainda não está definido, mas Carlos já compartilha quais são os planos para o projeto, que “prevê a criação de quatro equipamentos, quadra esportiva, lago, centro comunitário e playground, que calculamos ocupar cerca de trinta por cento da área, sendo o restante destinado a recuperação da mata nativa”, informa.
Segundo ele, o poder público recebeu a proposta criada pela ONG de maneira positiva, e já estão tomando as providências burocráticas necessárias para a realização do mesmo, como a criação do fundo de meio ambiente e a regularização da área. O lugar escolhido está localizado na periferia do município, próximo aos bairros Manoel Puig, Novo Cruzeiro e Carimbó, e ainda não é exato, mas o espaço é entre 4,5 a 6 hectares.

Benefícios

“Os ganhos são vários. A população vai se beneficiar com cultura, esporte e lazer acessíveis e gratuitos; qualidade de vida”, explica Carlos. Além disso, o parque irá contribuir diretamente com a urbanização do entorno, que se encontra em estado de degradação. Pensando em um bem maior, ele ainda explica como isso também inclui na responsabilidade que cada município tem de plantar mais árvores para ajudar a reverter o aquecimento global.
Seguindo o ponto de vista econômico, o parque também gera empregos e renda proporcionada pelo atendimento ao público frequentador, o que favorece o comércio, turismo e economia local. “Outro fator principal é que se torna um projeto piloto que, após implantado, pode vir a ser replicado em outros pontos da cidade, bem como em municípios vizinhos”, completa o ativista ambiental.

Apoio

Recentemente, o deputado estadual Gustavo Santana (PR) recebeu em seu gabinete o prefeito de Alvinópolis,  Maurosan  Machado (MDB), os secretários Rogério Pontes e Raíssa Machado, os vereadores Elmo Bastos e Bidão Pontes  e os voluntários do projeto para discutir a ação. O parlamentar anunciou repasse de R$50 mil para a primeira parte do projeto. Também esteve presente o ex-deputado José Santana de Vasconcelos, que demostrou grande interesse pelo Parque do Carimó. Segundo os ativistas, o primeiro passo será a regularização e legalização do terreno e delimitação da área do parque pela Prefeitura de Alvinópolis. Ainda foi ressaltada a necessidade de um estudo de custo e do projeto estrutural.

Participantes

Além de Carlos Henrique Crepaldi representando a ONG Coletivo Cachorro do Mato, ele também ressalta a colaboração de Beatriz Caetano, a servidora pública estadual que elaborou o projeto inicial do parque em Alvinópolis. Há cerca de doze pessoas participando da iniciativa ao todo, e entre os demais colaboradores foi ressaltado Adão Trindade, Alfredo Henrique, José Geraldo Barros, Jovelino Carvalho, Juliana Ferreira Gomes, Juciley Nazário, Marcos Martino e Paulo Cesar Rodrigues.

JORNAL IMPRESSO