Desde 1984
Região
16 de Junho de 2021
Câmara de São Gonçalo lança pesquisa para estudantes  sobre Parlamento Jovem 

A Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, lançou uma pesquisa para verificar o interesse dos estudantes matriculados no Ensino Médio em participar do Parlamento Jovem 2021.

 Em decorrência da Pandemia da Covid-19, a Escola do Legislativo propõe que o Parlamento Jovem seja realizado este ano de maneira remota — ou seja, virtual —, seguindo os protocolos de segurança contra a propagação do vírus. Sendo assim, a pesquisa busca analisar quantos estudantes teriam condições de participar a distância. Em seguida, será decidido o número de vagas para que as inscrições sejam abertas. O projeto tem a duração prevista de cinco meses. 

Para responder à pesquisa, acesse o site oficial da Câmara de São Gonçalo: www.camarasaogoncalo.com.br. 

Lançamento 

No dia 7 de maio, o presidente da Câmara de São Gonçalo, Diego José Ribeiro (PDT), participou virtualmente do Lançamento Estadual do Parlamento Jovem de Minas Gerais, que completa 18 anos em 2021. Durante o evento, foi anunciado que a temática 'Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável' continuará sendo estudada e debatida no PJ Minas. Essa decisão foi tomada, de forma coletiva, pela Coordenação Estadual, coordenações municipais e regionais do projeto. A extensão da edição 2020 tem em vista as limitações impostas pela pandemia de Covid-19. A continuidade do debate sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável se justifica também por ser um assunto necessário e atual, inclusive em tempos de coronavírus.
Em 2020, as Plenárias Municipais, Regionais e Estadual foram suspensas para adequação do calendário em função do novo coronavírus. A interação com os grupos de jovens e as atividades de formação temática e política continuaram em andamento de forma remota, mas dentro das possibilidades de cada Câmara parceira.
Os subtemas que orientam os estudos e debates também em 2021 são: mudanças climáticas e proteção da biodiversidade; práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico; recursos hídricos e saneamento básico. 

Programa

O Parlamento Jovem é um programa de educação para cidadania e formação política voltado aos alunos do ensino médio. Surgiu há 18 anos, dirigido apenas aos estudantes de Belo Horizonte. Com o passar dos anos, a Assembleia Legislativa de Minas e a Escola do Legislativo buscaram a parceira das Câmara Municipais para a interiorização do programa. Em 2021, o projeto reúne 123 câmaras municipais mineiras. Os estudantes são convidados a estudar a temática e, ao final do processo, propor ações e projetos de leis.

Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo Isabel Rodrigues foi criada na Câmara Municipal de São Gonçalo após a aprovação da resolução 307/2015. O espaço, inaugurado no dia 12 de julho de 2018, é destinado à promoção de palestras, debates e cursos com foco na formação política e no fortalecimento da cidadania.