Desde 1984
Geral
06 de Maio de 2021
Monlevade inicia vacinação de pessoas com comorbidades

 

Pacientes que fazem hemodiálise já estão sendo convocados para se vacinarem contra Covid-19

 

A Prefeitura de João Monlevade informou que inicia hoje (6) a vacinação das pessoas com comorbidades contra o coronavírus. Os pacientes renais crônicos dialíticos, de 18 a 59 anos de idade que residem no município, começaram a ser convocados pelo setor de hemodiálise para receber a primeira dose da vacina nesta quinta-feira. A vacinação ocorre no local em que eles fazem o procedimento médico, no bairro Vila Tanque, próximo ao Hospital Margarida

Dentro do grupo de comorbidades, amanhã, sexta-feira (7), a Secretaria de Saúde começa a vacinar as pessoas com síndrome de Down, de 18 a 59 anos. A vacinação será realizada das 8h às 15h em dois locais: no Centro Educacional, bairro Carneirinhos (a pé) e na Policlínica - antigo PA, bairro Belmonte (drive-thru). Será necessário apresentar CPF, documento com foto e comprovante de endereço.

A vacinação dos idosos de 60 ou mais anos de idade, que ainda não receberam a primeira dose da vacina, prossegue nesta sexta-feira, nos mesmos locais e horários onde serão vacinadas as pessoas com síndrome de Down. Já a aplicação da segunda dose em profissionais e trabalhadores da saúde ocorre na Policlínica - antigo PA, porém das 7h30 às 15h, a pé.

 

Ordem de vacinação das pessoas com comorbidades

Conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, a imunização dos pacientes com comorbidades deve ser realizada logo após a vacinação dos idosos de 60 anos.

Para vacinar este grupo, o Ministério da Saúde emitiu a nota técnica número 467/2021, no dia 26 de abril, informando as diretrizes para esta etapa da vacinação. De acordo com a nota, a imunização dessa população ocorrerá em duas fases.

Na primeira fase serão vacinadas: pessoas com síndrome de Down acima de 18 anos; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), acima de 18 anos; gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos; pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Na segunda fase serão vacinadas as pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes. Entretanto, este grupo será vacinado seguindo as faixas de idade na seguinte ordem: 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.

JORNAL IMPRESSO