Desde 1984
Geral
16 de Outubro de 2020
Para vereador, Prefeitura passa por cima de contrato para comprar mais asfalto
Lorena Silvestre
Rua Portugal, no Cruzeiro Celeste, recebe asfalto nesta semana
O vereador Guilherme Nasser (MDB) fez uma grave denúncia na tribuna da Câmara nesta semana. Ele afirma que a Prefeitura de Monlevade comprou 1,6 mil metros cúbicos a mais do que estipulado através de licitação feita pelo Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi).

Em discurso na reunião desta quarta-feira (14), Nasser apontou que Monlevade estava entre os municípios contemplados pelo consórcio a receber 300 metros cúbicos de material, o que equivale a, aproximadamente, 750 toneladas.

No entanto, segundo o vereador, a Prefeitura enviou o contrato em branco para o consórcio, sem especificar a quantidade. A contratação foi firmada diretamente com a empresa prestadora de serviço. A relação foi de 1,9 mil metros cúbicos, ou seja, 1,6 mil a mais do que o contratado pela licitação e pagos com recursos próprios, segundo o vereador. Ainda de acordo com o parlamentar, o Consmepi já notificou a Prefeitura através da Secretaria de Obras.

No entendimento de Nasser, a ação da Prefeitura é um “crime eleitoral” e um ato de “compra de votos”: “isso é desespero de quem não fez nada em três anos e meio, e agora despeja uma farinha nas ruas, e quer comprar o voto do eleitor”. Ele denuncia que asfaltamentos estão sendo feitos até de madrugada, para o governo conseguir entregar o máximo de ruas asfaltadas até as eleições. “Eram 300 caminhões de asfalto, agora são dois mil. O município não cumpre as regras. Isso é uma vergonha. Vou denunciar eleitoralmente e criminalmente”, afirma.

Procurados, a Prefeitura e o Consmepi não responderam até o fechamento desta edição, no fim da tarde de ontem (15).

Qualidade

Em postagem nas redes sociais, Nasser também denunciou a qualidade do material e apontou que alguns trechos recém-asfaltados já apresentam defeitos. Antes das denúncias, o líder do governo na Câmara, Sinval Dias (PSDB), defendeu a pavimentação, dizendo que “quem critica é porque não foi beneficiado. As comunidades estão muito satisfeitas. O governo está sendo reconhecido pelo que fez”.

O governo Simone tem focado no asfaltamento de diversos bairros e localidades. Nesta semana, equipes de empresas terceirizadas estão trabalhando nas ruas São Luís Maria de Montfort, no bairro Corumbiara de Vanessa; rua Planalto, no Belmonte; rua Abel Ferreira, no Santo Hipólito e rua Portugal, no Cruzeiro Celeste.
JORNAL IMPRESSO