Desde 1984
VOCÊ ESTÁ EM
O que é os
100 Melhores
100 Melhores: o que é, como funciona e qual a importância?
Todo empreendedor quer ter a sua marca gravada na mente das pessoas. Com o objetivo de reconhecer e valorizar essas marcas, que são as mais lembradas de segmentos diversos, o jornal A Notícia promove o tradicional evento 100 Melhores do Ano. A promoção foi realizada pela primeira vez em 2001, em parceria do jornal com Héber Passos (já falecido). Em 2021, o evento chega à sua 20ª edição, sempre com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon).

Consolidado como a maior premiação da cidade e um dos mais importantes eventos sociais de toda a região, o 100 Melhores valoriza as marcas mais lembradas, após pesquisa de opinião pública, que elege os destaques do comércio e empresas prestadoras de serviço. A celebração é o reconhecimento a um dos motores da economia da região, o segmento lojista e empresarial de João Monlevade.

Para conhecer os vencedores do 100 Melhores, o jornal A Notícia, através do Instituto de Pesquisas DataMG, utiliza a pesquisa estilo “Top of Mind” para saber qual é a visão do público em vários segmentos. São colocadas, em média, cerca de 120 categorias para votação e premiadas as 100 mais votadas.

Segundo a tradução, “Top of Mind” significa topo da mente, ou seja, o que cada indivíduo se lembra primeiro a respeito de qualquer coisa. Quando se fala em restaurante, qual a primeira marca que vem a sua mente? E no segmento de ótica, clube, laboratório, corretora de seguros, loja de roupas? A marca que primeiro vier à mente em cada categoria deve ser a respondida. Dessa forma, a pesquisa é utilizada para medir o que é mais lembrado por determinada parcela da população. A pesquisa do 100 Melhores é espontânea, ou seja, a pergunta principal é aberta e o entrevistado responde o que vem à mente. Cada pessoa pode responder apenas um questionário. A pesquisa é feita por amostragem, por isso, ter informações sobre idade, sexo, localidade e classe social são de extrema relevância para o cruzamento das informações.

Após a divulgação do resultado, os vencedores e os concorrentes podem adquirir informações privilegiadas do seu modelo de negócio. Com o relatório de votação, é possível saber em qual região a empresa ou prestador de serviço foi o mais lembrado, a idade, o gênero, entre outras informações, que compreendem um completo diagnóstico do segmento. A pesquisa torna-se uma ferramenta importante para o empresário compreender como está o seu negócio e como ele poderá interpretar os dados a seu favor.

É um ganho para o empresário se destacar no mercado. Afinal, ser uma das marcas mais lembradas é obter um atalho na hora das vendas.
Por que é importante ser 100 Melhores?
Ser uma empresa 100 Melhores é receber o reconhecimento popular pela qualidade dos produtos e ou serviços. A satisfação do cliente é de suma importância. Afinal, o público só se lembra do que foi muito negativo ou positivo para ele. Ser lembrado tem a ver com credibilidade, e nada melhor do que ser uma referência no seu meio de atuação.

Para se chegar ao topo é preciso muito trabalho, investimento em marketing, bom relacionamento com clientes e uma imagem de confiança, obtida com constantes processos e mensuração de resultados. Também é preciso conhecer muito bem o seu público.

Mesmo depois de alcançar o reconhecimento de estar entre os 100 Melhores, é preciso trabalhar para se manter na mente das pessoas e ter a confiança delas. Para isso, é essencial ser consistente e presente. O público grava informações que recebe a todo tempo, sendo assim, é preciso que as marcas se exponham rotineiramente.

Uma marca que é bem lembrada pelo público certamente tem grandes vantagens e pode ser a escolha de muitos consumidores. Destaca-se quem melhor transmite mensagens, combina serviço com experiência do consumidor e é visto. Afinal, a máxima do “quem não é visto não é lembrado” é mais do que verdadeira para este tipo de pesquisa.
Perguntas e respostas sobre os 100 Melhores
Como faço para vencer os 100 Melhores?
O voto popular define os vencedores do prêmio 100 Melhores. A empresa ou o profissional que receber mais votos de sua categoria é o vencedor. É um reconhecimento àqueles que trabalham para que suas marcar não saiam da cabeça dos consumidores.

Como ocorre a votação?
A votação é feita através da internet no site do jornal A Notícia – realizador do evento - e também através de questionários nas ruas. A pesquisa de 2021 vai começar nos próximos dias. A coleta dos dados e apuração é de responsabilidade do DataMG Instituto de Pesquisas.

Preciso votar em todos os segmentos?
Para validar a votação, os participantes devem responder a, pelo menos, 60% do questionário. Todas as categorias colocadas para votação são premiadas? Não. São colocadas, em média, cerca de 120 categorias para votação. São premiadas as 100 mais votadas.

Como são escolhidas as categorias para votação?
As categorias são escolhidas através de uma comissão formada pelo jornal A Notícia, pelo DataMG (instituto responsável pela pesquisa) e parceiros. Também são avaliadas sugestões enviadas por empresas e consumidores. Após o início das votações, não são acrescentadas novas categorias.

Na pesquisa são colocadas opções de empresa ou profissional para votação?
Os levantamentos são espontâneos, sem qualquer indicação ou interferência. Quem responder à pesquisa cita a empresa que primeiro lhe vier à cabeça em determinado segmento. A metodologia, chamada de “Top of Mind”, está dentro de padrões internacionais, sendo o instrumento ideal para mensurar o desempenho das marcas no mercado.

Todo ano são os mesmos segmentos?
Não. Todos os anos são retiradas algumas categorias e colocadas outras novas para votação. O objetivo é sempre dar oportunidade para que novas categorias possam participar.

Como os vencedores são comunicados do resultado da votação?
Após o período de votação e apuração do resultado, a lista com os 100 vencedores é divulgada no Jornal A Notícia. Os vencedores só tomam conhecimento do resultado após publicação da lista oficial e envio da relação à Acimon e CDL.

Por que algumas empresas vencem todos os anos?
Vencem as empresas que são mais lembradas pelo público. As empresas que estão sempre na cabeça do consumidor. Se de um ano para o outro elas permanecem sendo as mais lembradas, elas serão vitoriosas mais uma vez. Em alguns segmentos a rotatividade é grande.

Quanto é cobrado para participar dos 100 Melhores?
O 100 Melhores é um reconhecimento popular. Os vencedores do 100 Melhores não pagam pelo título. É comercializada a participação no evento de divulgação das marcas.

Se o vencedor não quiser participar do 100 Melhores o prêmio é repassado ao segundo lugar?
Não. Em caso de não participação no evento, jamais o 100 Melhores oferece ou entrega o prêmio ao segundo ou terceiro colocado. A comissão organizadora do prêmio entende que o reconhecimento é da empresa vencedora e, portanto, a premiação é exclusiva.

Como faço para ter acesso à pesquisa do meu segmento?
A pesquisa é de responsabilidade do DataMG. Após a divulgação do resultado, os vencedores e demais interessados podem adquirir o relatório com informações privilegiadas do seu modelo de negócio. Com o relatório de votação, é possível saber em qual região a empresa ou prestador de serviço foi o mais lembrado, a idade, o gênero, entre outras informações privilegiadas, que compreendem um completo diagnóstico do segmento.

O 100 Melhores é realizado anualmente?
Sim. Consolidado como a maior premiação da cidade e um dos mais importantes eventos sociais de toda a região, o 100 Melhores chega em 2021 à 20ª edição valorizando as marcas mais lembradas de segmentos diversos, após pesquisa de opinião pública, que elege os destaques do comércio e empresas prestadoras de serviço. A celebração é o reconhecimento a um dos motores da economia da região, o segmento lojista e empresarial de João Monlevade.

Quem é o responsável pelo evento 100 Melhores?
O 100 Melhores é realizado pelo Jornal A Notícia e conta com parceria do DataMG Instituto de Pesquisas e da ShineOn Comunicação, além de apoio da Acimon e CDL.