Desde 1984
Coxia
01 de Março de 2024
Coxia 2776

Janela
Abre-se na próxima quinta-feira (7), a “janela” para mudanças de partido dos vereadores em exercício. Até o dia 5 de abril, os parlamentares terão de decidir por qual sigla disputarão as eleições de outubro. Nos bastidores, fervilham os convites das agremiações e os cálculos para avaliar as chances de reeleição em João Monlevade. E não basta contar apenas os próprios votos, mas os dos colegas: é bom que eles sejam bem votados, mas o candidato precisa ser ainda mais votado.
Fidelidade
A janela foi criada porque, como o candidato depende da votação dos companheiros de legenda para se tornar vereador, o entendimento legal é que os mandatos pertencem aos partidos. Trocar de sigla fora do prazo legal pode ser considerado infidelidade partidária, levando à perda da cadeira legislativa. Já os ocupantes de cargos executivos podem vestir novas cores quando quiserem, pois não estão sujeitos à fidelidade partidária. 
Exceção
Gustavo Prandini aproveitou uma brecha legal para ir ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) fora do prazo e continuar no parlamento monlevadense. A sua antiga agremiação, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), fundiu-se com o Patriota para criar o Partido Renovação Democrática (PRD). Como petebista, ele ficou livre para sair e filiar-se ao grupo que quisesse, escolhendo a foice e martelo. 
Xadrez
Os “caciques” partidários sonham com partidos estruturados com candidatos considerados fortes e outros, nem tanto. Com isso, eles esperam eleger ou reeleger aqueles que consideram com mais potencial e os demais ajudarão a somar forças para a legenda. Neste caso, candidatos de 200 a 300 votos, valem muito nesta jogada de xadrez. 
Deputados
As articulações de apoio não são importantes apenas localmente. Deputados estaduais e até federais estão se envolvendo nas costuras das chapas, buscando fortalecer seus aliados. Eles sabem que apoiadores nos municípios são fundamentais para sua reeleição, e já estão se reunindo com os potenciais eleitores. Afinal, 2026 é logo ali. Esse é o preço que se paga por eleições a cada dois anos. 
Esquerda
O Partido dos Trabalhadores (PT) encontra um cenário favorável para outubro. Ele está à frente dos governos municipal e federal, e deve encabeçar uma coligação ainda mais ampla que a de 2020, que teve seis legendas. Laércio Ribeiro é aclamado quase por unanimidade para disputar a reeleição. É desejo do PT nacional ampliar o número de prefeitos e vereadores nas eleições deste ano. 
Direita
O empresário Marcílio Breguez anuncia que lideranças da direita, querem que ele seja pré-candidato a prefeito. Recentemente, ele assumiu o PP, do deputado estadual Adriano Alvarenga (do mesmo partido) que o apoia e disse que avalia ser candidato. Será que ele vai para a disputa?
Ecumenismo
Laércio tem um fato curioso. Mesmo sendo um petista histórico e com amplo suporte dos “companheiros”, consegue votos até de eleitores que nutrem aberta aversão ao partido da estrela. Não estranhe se encontrar alguém que diga “detesto o PT, mas voto no Laércio”. E, muito menos bolsonaristas que apoiem o atual prefeito na reeleição. Inclusive, pré-candidatos a vereador.  
Aniversário
João Monlevade celebra 60 anos no dia 29 de abril deste ano. A data especial merece comemoração à altura, atendendo a todos os públicos da cidade. No entanto, até agora, nada de oficial foi falado pela Prefeitura. Das duas uma: ou o silêncio é estratégico, devido a uma grande festa, com diversas ações para entrar para a história, ou será mais do mesmo...
Mutirão na igreja
A paróquia São José Operário anunciou nesta semana uma convocação aos seus fiéis para um mutirão de limpeza em sua matriz, no bairro Centro Industrial. Ele ocorre neste sábado (2) e no próximo (9). Nos anos anteriores, a manutenção foi realizada na área externa, mas em 2024, será feita no interior do templo, símbolo de Monlevade e único do mundo em forma de “V”. O objetivo é deixar a igreja em condições de receber a Festa de São José, entre os dias 10 e 19 de março, a partir de 7h30. Participe.

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG