Desde 1984
Coxia
16 de Fevereiro de 2024
Coxia 2774

Economia criativa
O Carnaval passou e a festa é amada por muitos, mas odiada por outros. Mas o que não se pode negar é que o evento é cultura, gera renda e movimenta a economia para diversas pessoas. Neste ano, Minas Gerais registrou número recorde de turistas. De acordo com levantamento realizado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais, o estado recebeu mais de 557 mil visitantes de outros estados, com destaque para São Paulo, Distrito Federal e Bahia. A festa movimentou cerca de R$4,7 bilhões. 
Para todo lado
Conforme o Observatório, no total, foram mais de 12 milhões de foliões, sendo 6,5 milhões no interior e 5,5 milhões em Belo Horizonte. Carnaval é investimento e tem retorno certo. Cidades que não fazem a festa devem repensar e promover a folia. 
Carnaval e eleição
Passada a folia, quem quiser se candidatar neste ano, deve ficar atento e colocar o bloco na rua. Claro que campanha antecipada é crime, mas a pré-campanha já começou há tempos. Tecnicamente, a Lei não permite pedidos de votos antecipados, nem divulgação de nomes e números. A eleição é daqui a pouco e o tempo não socorre os que dormem. 
Fraternidade
Em tempos de ódio, disseminação de mentiras e rupturas causadas pela polarização política, a Campanha da Fraternidade, lançada pela igreja católica neste ano, tem como tema: “Fraternidade e Amizade social” e lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). O objetivo geral é contribuir para despertar sobre o valor e a beleza do respeito, a luta contra o ódio e a violência, praticada por extremistas. 
Irma Mônica
E a Campanha, na regional 2, que atende várias cidades do Médio Piracicaba, terá como patrona a saudosa Irmã Mônica, uma das responsáveis pela criação da Fundação Monique Leclerq, em São Domingos do Prata. A entidade tem um trabalho importante em prol dos jovens, cujo reconhecimento ultrapassou as fronteiras do município. Bem acertado.
Calendário
Agentes políticos, secretários municipais e adjuntos, que forem concorrer às eleições, precisam deixar seus cargos até o dia 6 de julho. Vale lembrar que, em João Monlevade, a ex-secretária de Saúde, Andrea Peixoto, foi eleita e chegou a tomar posse, mas perdeu o mandato. Ela foi condenada por ter deixado o cargo fora da data, porque continuou como adjunta na função. O caso foi inédito em João Monlevade.
Obras
O governo de Laércio Ribeiro (PT) assumiu a cidade com obras iniciadas em governos anteriores, como as reformas do Velório Municipal e do centro de saúde do bairro Industrial, e as construções da UBS Dr. José Nelson Fagundes e do Cemei José de Alencar. Estes projetos foram entregues, mas outros, como as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE)Carneirinhos e Cruzeiro Celeste, devem ser concluídos apenas na próxima administração. Quanto tempo mais? 
UBS
No ano passado, o deputado estadual Tito Torres (PSD) encaminhou recursos para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro José de Alencar. A unidade terá valor estimado de R$2,5 milhões, mas ainda não tem sequer o projeto... Pelo visto, vai ficar para a próxima administração. Por outro lado, a UBS Carneirinhos segue em obras e, segundo o governo municipal, os trabalhos estão dentro do cronograma previsto.
Projetos
O ano legislativo começou, e a Câmara Municipal retoma a análise e tramitação de projetos. Entre eles, estão alguns de interesse do Executivo, como a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Fundação do Parque do Areão e Áreas Verdes. Dada a proximidade entre a maioria dos vereadores e o governo de Laércio Ribeiro (PT), não deve haver grandes dificuldades.
Se bem...
Se bem que, no ano passado, o projeto da criação do Parque do Areão “naufragou”. Ele acabou “derrubado” em duas tentativas, sendo o único, em quatro anos, que foi enviado pelo governo que não foi aprovado. Será que agora sai? 
Ladrões
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acabou na última sexta-feira (9) com a sádica folia de ladrões de cargas de veículos acidentados na BR-262, prendendo dois por furto, pasmem, de porcos! A situação já estava calamitosa e vexatória, com o Médio Piracicaba sendo conhecido como terra dos “urubus do asfalto”. Deixemos algo claro: saquear, comprar ou receber ilegalmente carga de caminhões tombados é crime. 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG