Desde 1984
Coxia
09 de Fevereiro de 2024
Coxia 2773

Carnaval
Começa o carnaval neste fim de semana em várias cidades da região e Monlevade, que ficou anos sem folia, apostou mais uma vez no pré-carnaval, na semana passada. O evento foi sucesso de público e crítica. Tanto que tem gente pedindo que, a cada ano, seja ampliado para mais um dia. Até Monlevade voltar a ter a festa momesca. Tudo é possível quando há boa vontade. 
Cargos
A Fundação Casa de Cultura comemora a aprovação na Câmara, do projeto que cria o plano de cargos e salários, enviado pelo Executivo. A matéria é inédita em mais de 40 anos da Fundação. Mas para ser aprovada, foi uma longa batalha, com pedidos e vistas e muitos embates na Câmara. Tudo, pela falta de diálogo entre a entidade e alguns vereadores. O “conflito” só foi resolvido com muita conversa de pé de ouvido e grande articulação, sobretudo do presidente Fernando Linhares, nos bastidores. 
381
Enfim, a expectativa de duplicação da BR-381 parece estar mais perto. O presidente Lula (PT) afirmou “ser questão de honra” terminar a estrada e o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que o governo federal vai assumir o trecho entre BH e Caeté. Conforme Lula, a rodovia da morte vai se tornar a rodovia da vida. Que assim seja.
Mundo dá voltas
O ano eleitoral começa, e as articulações já se estreitam. Uma delas, aventada nos bastidores políticos, é a entrada do PSDB na órbita do PDT, agora chefiado por Conceição Winter. O mundo dá muitas voltas e o da política ainda muito mais. Os dois partidos já caminharam juntos no passado, se separaram e podem retomar às boas agora.
Acordos
E falando em política, ela é feita de acordos. Os tucanos, em nível nacional, já estão federados com o Cidadania, antigo partido de Winter, e que, segundo fontes, não deixou de ser controlado por ela. Ou seja: está nascendo um novo grupo com as duas legendas.
Moreira
Essa informação aumenta as especulações de que os fiéis ao ex-prefeito Carlos Moreira se agreguem a Conceição Winter, com quem já estavam unidos desde 2020. Moreira foi julgado em um processo e está oficialmente inelegível. Mesmo assim, ainda é personalidade da política local e principal figura da oposição.
Falando nela
Por sinal, a coalizão entre todas as forças oposicionistas de Monlevade em uma chapa sólida é tida como única oportunidade de mudança no comando da cidade. Se Laércio e Fabrício ficarem juntos (o que de longe é mais provável) e a oposição se dividir, fica fácil para a reeleição do atual governo. 
Ampliação
E a aliança governista deve ficar ainda maior. Fontes dizem que há grandes chances de mais legendas congregarem-se ao grupo do PT e ao de Machadão. Elas seriam o Partido Socialista Brasileiro (PSB), a Rede Sustentabilidade e até o Partido da Mobilização Nacional (PMN), que recebeu muitos membros que deixaram o PDT dos tempos do saudoso Dr. Railton. Outra sigla seria o Solidariedade, que já foi presidido pelo ex-deputado Antônio Roberto Lopes Carvalho, marido de Conceição Winter... 
Janela
Falta pouco menos de um mês para a abertura da “janela partidária”, mas as movimentações já estão intensas. Líderes partidários e vereadores negociam, alguns em estágio avançado. A ida do hoje tucano Rael Alves para o MDB é tida como certa. Os vereadores que quiserem novas agremiações terão até 5 de abril para filiarem-se a elas. 
Afastamento
Também termina no dia 6 de abril o prazo para que secretários municipais deixem seus cargos se quiserem concorrer a uma vaga nas eleições de outubro. Nenhum pretenso candidato deve trabalhar em qualquer cargo na função pública depois de 6 de julho. Esse é um sinal para o eleitorado: quem sair nesse período deve tentar uma vaga. 
Escolar
As aulas voltaram, e mesmo esvaziado, o transporte escolar público de João Monlevade volta a ser alvo de críticas. Como já tem se tornado rotina nos últimos anos, pais queixam-se que seus filhos chegam e voltam tarde da escola. É verdade que, nos primeiros dias, pode haver alguns sobressaltos, mas durante cerca de 20 anos o “Rota Escolar” circulou sem tantas reclamações. Alô Enscon.

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG