Desde 1984
Coxia
02 de Fevereiro de 2024
Coxia 2772

Laércio e Lula
O prefeito de Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), quer se encontrar com o presidente Lula, que virá a BH na próxima semana. Os dois são do mesmo partido e Lula tem antiga relação com Monlevade, desde os tempos de sindicalismo. O objetivo é estreitar laços e garantir recursos e apoio para o município.
Estrela solitária
Vale lembrar que Laércio é o único prefeito do PT na região. O partido quer, em 2024, ampliar a sua base política, elegendo mais vereadores e prefeitos. Atualmente, mesmo tendo eleito o presidente da República, a legenda tem apenas 227 prefeitos.
Falando nisso
E, nesta semana, de forma mais incisiva, Laércio declarou que é pré-candidato à reeleição. No entanto, fez mistério sobre quem poderá ser o ou a vice. Estão rolando os dados...
Convites
Continuam os convites de lideranças políticas para potenciais candidatos às eleições de outubro. O objetivo, óbvio, é formar chapas robustas, com nomes que atraiam o voto do eleitor. Nos bastidores monlevadenses, é dito que somente concorrerão aqueles capazes de conseguir, no mínimo, 200 votos. O prazo para filiação a um partido político termina em 6 de abril. O tempo está correndo... 
Puxa-votos
O sistema proporcional de lista aberta, adotado nas eleições para deputado e vereador no Brasil, permite o surgimento dos “puxadores de voto”, figuras populares que atraem votos e ajudam a eleger colegas de partido. No entanto, esse fenômeno costuma ser traiçoeiro. Em 2020, várias agremiações lançaram radialistas e influenciadores digitais como candidatos à Câmara Municipal de João Monlevade. Nenhum deles se elegeu. 
De volta
E por falar em Câmara, os vereadores voltam ao plenário do Legislativo na próxima quarta-feira (7) para esse que é o último ano do mandato. Como será que os parlamentares vão se comportar, já que a maioria sinaliza caminhar com o grupo do prefeito Laércio nas eleições de outubro? Vamos observar...
Calendário
O cidadão pode e deve acompanhar as reuniões. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, as sessões são realizadas todas às quartas-feiras a partir de 14h. Inclusive, tem transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Câmara de João Monlevade.  Confira, participe!
Sinval
Não se assustem se o ex-vereador Sinval, que já anunciou ser pré-candidato, disputar as eleições em algum partido do grupo da base do governo Laércio. Nesta semana, durante inauguração da creche do José de Alencar, ele posou sorridente com o prefeito e com o vice Fabrício Lopes. Será que, pela primeira vez, ele vai pedir votos para um candidato a prefeito do PT? Ou fará uma candidatura descolada do Executivo, como muitos já fizeram? Política tem dessas coisas...
Repelentes
O aumento da dengue faz crescer também o aumento nas vendas de repelentes contra insetos em João Monlevade. Numa farmácia, a marca mais vendida teve um acréscimo de 30% na demanda. Noutra, de 1º a 26 de janeiro, foram vendidos 267 frascos, média de 10 por dia. Vale tudo para impedir a picada mortal do Aedes aegypti. 
Ação
Todo ano a pauta é a mesma: dengue aumenta e os recados para evitar acúmulo de água parada, limpar lotes, evitar lixo e mato, dentre outros, são repetidos à exaustão. E por que, afinal, é tão difícil derrotar um mosquito que causa tanto mal? Parece que as pessoas, literalmente, estão se “lixando” para a proliferação da doença. 
Emergência 
A Prefeitura de João Monlevade decretou estado de emergência em razão do cenário epidemiológico da dengue. A cidade investiga uma possível morte pela doença e o número de casos pode subir, devido ao período chuvoso. Cada um precisa fazer a sua parte.  
Adoção
O episódio de abandono de uma recém-nascida em João Monlevade despertou a revolta e a comoção da comunidade. Muitos dispuseram-se a adotar a menina de imediato. Apesar do gesto ser nobre, não é tão simples. A adoção informal não existe mais, e todo procedimento de incorporação a uma nova família precisa passar pelo crivo da Justiça. Esse processo costuma ser lento e meticuloso, baseando-se na premissa de procurar o melhor para a criança. 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG