Desde 1984
Coxia
05 de Janeiro de 2024
Coxia 2768

Construções
Monlevade ganha um belo empreendimento na Praça Onofre Newton Ambrósio, na avenida Castelo Branco, com farmácia, estacionamento e academia. Sem dúvida, melhorando e valorizando a região. Porém, desde a sua construção, leitores têm reclamado do estreitamento da pista no entorno da praça. A pergunta é: há leis municipais que permitem ou que proíbam o avanço de obras sobre calçadas e até na faixa de rolamento? Nenhum empreendedor pode ser o dono da cidade e nem ficar acima da lei.
Loteamentos
O mesmo questionamento fica para os loteamentos da cidade. Muitos, liberados recentemente, são os responsáveis pela lama que escorre pelas avenidas da cidade em dias de chuva forte. Como andam os conselhos e órgãos fiscalizadores da administração municipal? Será que estão cumprindo bem os seus papeis? 
Chuva
A chuva do início da tarde de quarta-feira (3) foi breve, mas o suficiente para formar grandes poças d’água e correntezas ao longo da avenida Alberto Lima. Ao passarem, os automóveis espalhavam muita água (por vezes, barrenta) para as laterais, ensopando o que estivesse ao lado. Seria o momento de repensar a quantidade de asfalto aplicada das ruas e a necessidade de mais áreas de drenagem para evitar inundações. Novo ano, velhos problemas...
Ano eleitoral 
Seguem fortes as especulações para as eleições deste ano. Vereadores vislumbram novos partidos e criação de grupos, de olho na reeleição. O que se percebe é a tendência da unificação de vários nomes dos atuais parlamentares, em torno do grupo do prefeito Laércio (PT) e do vice, Fabrício Lopes (Avante). 
Conversas
O grupo governista quer atrair o maior número possível de candidatos com chances reais de eleição ao Legislativo. Para isso, quer conversar com todos os vereadores, incluindo aqueles eleitos em 2020 pelas outras chapas. Com a mudança de comando, o PDT deve ser uma das legendas mais sondadas. E alguns já confirmam a aproximação: Dr. Presunto (PDT), Rael Alves (PSDB), Doró da Saúde (PSD) são alguns deles...
Força
Se em 2020 cada partido poderia lançar até 23 candidatos em João Monlevade, em 2024 serão apenas 16 postulantes. Por isso, os comandos das legendas querem apenas os nomes mais fortes, dispensando os menos atrativos para o eleitor. Nos meios políticos, circula que aqueles sem capacidade de obter ao menos 200 votos não serão sequer registrados como candidatos. Seleção natural da política e seus interesses.
Convite
'Eu sei que você está focada hoje na família, nos netinhos, mas veja o caso do prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio, que voltou para a política. A cidade precisa de mulheres fortes na política. Por isso, Dorinha, lhe peço, que avalie retornar para fazer mais pela cidade de João Monlevade”. O convite é do deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB) para a amiga e correligionária Dorinha Machado, feito durante discurso na cerimônia de entrega de recursos para o Hospital Margarida. 
Vice
E isso parece que não está longe de acontecer. Segundo bastidores, está praticamente acertado que Dorinha seja, de fato, a vice do prefeito Laércio nas próximas eleições. Ela não confirma e diz que vai se pronunciar a respeito nos próximos meses.  Será?
Mulheres
Não é segredo o quanto é difícil formar chapas de vereadores com o percentual mínimo de mulheres, conforme exigido pela Justiça Eleitoral. Em Monlevade, por exemplo, o desafio é conseguir ao menos cinco mulheres, em cada partido ou federação. E não adianta ser “mulher de fachada”. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está de olho e vai investigar possíveis fraudes nas candidaturas femininas. As mulheres precisarão comprovar atuação, gasto de despesas e, sobretudo, batalharem por votos.  
Mas quem?
Para se ter ideia, segundo o jornal O Tempo, nas eleições municipais de 2020, 17 chapas foram investigadas, das quais 12 sofreram cassação por fraudes na participação feminina. Os partidos precisam trabalhar para conquistar possíveis candidatas com boa atuação na política. Quem se candidata?

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG