Desde 1984
Coxia
01 de Dezembro de 2023
Coxia 2764

Conceição 
Conceição Winter surge como a primeira possível pré-candidata da oposição ao governo Laércio Ribeiro (PT). Ela assumiu o comando do PDT na cidade e diz que atende pedido da Executiva Estadual. Outras pessoas teriam sondado o PDT na cidade, mas o partido ficou com a ex-vice-prefeita. Se a situação se confirmar, essa será a quarta vez que Dona Conceição disputa a Prefeitura como cabeça de chapa. 
Mudanças
O PDT, partido de centro-esquerda, teve como referência e principal nome na cidade, o médico Railton Franklin, falecido há pouco mais de um ano. Chama a atenção é que o partido tenha ido parar, justamente, nas mãos de alguém que sempre disputou com Railton e que nunca esteve do lado dele. 
Partido
Com o falecimento do médico e político, o partido acabou perdendo força e se transformou em apenas mais uma sigla. Além de ter perdido filiados, força e representatividade. Provavelmente, a legenda vai perder até os atuais três vereadores que estão em mandato. É que não há identificação política dos nomes. Railton era, sem dúvida, bem maior que o PDT na cidade. 
Estratégia
Embora tenha assumido o partido e afirmado que pode ser pré-candidata, há rumores de que Conceição vai mesmo é disputar uma vaga na Câmara. Segundo fontes, confiantes no nome dela, lideranças estariam apostando na vitória, levando consigo, outros candidatos a reboque. Será?
Federação
A mudança de Gustavo Prandini para o PCdoB certamente muda o xadrez eleitoral em 2024. A legenda está federada com o PV e com o PT de Belmar Diniz. Os três partidos disputam como se fossem uma só agremiação. Será que a federação conseguiria votos suficientes para reeleger Diniz e Prandini no Legislativo? E será que algum novato da federação pode surpreender e vencer? 
Outro caso
As mesmas perguntas são válidas para Rael Alves, atualmente no PSDB, e Tonhão, do Cidadania. As duas legendas estão federadas, e precisariam que a soma dos votos de seus candidatos ultrapassasse duas vezes o quociente eleitoral para fazer dois vereadores. Eles, por sua vez, precisariam ser os mais votados da federação para se reelegerem. E ainda há a possibilidade de uma candidatura de Sinval Dias, naturalmente dono de um eleitorado numeroso e fiel, o quinto preferido em 2020, com 728 botões “confirma” apertados em seu favor. 
Cálculos
É por essa razão que o partido é tão meticulosamente escolhido pelo candidato. Não basta ter muitos votos, é preciso que os colegas de legenda também tenham (embora não a ponto de ultrapassá-lo, pois sai à frente o mais votado da legenda). A janela partidária será aberta em março, e até lá, os pretensos e potenciais postulantes fazem seus cálculos e projeções. A eleição de 2024 promete fortes emoções. 
Fora
Apenas seis dos 15 vereadores prestigiaram a entrega da Medalha do Mérito Cultural Leonardo Diniz Dias. O filho do ex-prefeito, o vereador Belmar Diniz, está em viagem a Luxemburgo. Por ter participado da comissão, poderia pelo menos ter mandado um vídeo de parabéns... Bola fora!
Ausentes
Também ficaram de fora da homenagem, com ausências justificadas devido a compromissos agendados, Vanderlei Miranda e Pastor Lieberth.  Outros ausentes à homenagem foram: Doró da Saúde, Gustavo Prandini, Dr. Presunto, Gustavo Maciel, Revetrie Teixeira e Rael Alves. Um desprestígio à classe artística, aos homenageados e à própria Câmara que realiza a sessão especial. Será que esses parlamentares podem defender a pauta da cultura?
Presentes 
Por outro lado, e ainda bem, outros vereadores prestigiaram o evento, que recebeu, além dos homenageados, familiares, amigos e uma histórica roda de capoeira dentro do plenário do Legislativo. Estavam presentes o presidente Fernando Linhares, Bruno Cabeção, Thiago Titó, Leles Pontes, Tonhão e Marquinhos Dornelas.

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG