Desde 1984
Coxia
17 de Novembro de 2023
Coxia 2762

Pesquisa
Se a eleição fosse hoje, o candidato com maior rejeição em Monlevade seria o comunicador Carlos Moreira. Mesmo inelegível após condenação por improbidade administrativa, o ex-prefeito aparece “polarizado” com o atual prefeito, Laércio Ribeiro (PT).

De jeito nenhum
Perguntados em qual candidato não votaria de jeito nenhum, Carlos Moreira lidera com 21%. Já Laércio aparece em segundo com 18,4%. Tecnicamente, eles estão empatados. Mas o índice de rejeição do ex-prefeito é maior, considerando a rejeição natural a quem está no cargo. Vamos ver se isso se confirma nas urnas.

Será?
Falando nisso, nos bastidores, a informação que circula é que Carlos Moreira, se não conseguir registrar seu nome, deve entrar com alguma liminar, para tentar disputar as eleições. Em se tratando de Justiça, cada cabeça de juiz é uma sentença... Será que ele conseguirá? 

Vereador
Dos 15 vereadores, todos devem tentar a reeleição no ano que vem. Porém, alguns devem ter dificuldades. Os que eram novidade na última eleição, hoje, não são mais. E a população gosta de renovação. E aí, quem será que fica e quem será que sai? 

Feriado
O vereador Marquinho Dornelas (PDT) pediu vistas ao projeto e sugeriu que, em vez do dia 20 de novembro ser feriado em Monlevade, conforme projeto de Lei do vereador Doró da Saúde (PSD), a data seja ponto facultativo. Segundo ele, dessa maneira, a empresa que quiser funcionar, por exemplo, poderá fazê-lo sem prejuízo. O parlamentar propôs essa emenda ao projeto, que será votado em segundo turno na próxima reunião da Câmara.

Outro lado
Integrantes da Associação Monlevadense de Afrodescendentes (Amad) refutaram a emenda do vereador. Segundo eles, se colocar ponto facultativo, nenhum empresário vai deixar de abrir as portas ou liberar o funcionário. Além disso, para eles, a iniciativa é uma estratégia para enfraquecer e diminuir a importância da data. 

Pegou mal 
Embora seja direito do vereador pedir vistas e até sugerir modificações no projeto, pegou mal para ele fazer os pedidos na hora da votação em primeiro turno e com representantes da Amad nas galerias da Câmara. A iniciativa gerou constrangimento aos presentes e ao autor da matéria. Agora, caberá aos demais, aceitarem ou não a proposta do parlamentar. 

Samu
E o Samu regional prometido para novembro? O mês já passou da metade e nenhuma informação oficial, por enquanto, sobre a inauguração da unidade. Será que vai sair mesmo, ainda neste ano? 

Margarida
O Hospital Margarida completou 71 anos ontem (16) e o provedor José Alberto Grijó anuncia, ainda para 2023, dois novos serviços: hemodinâmica (que tratará de pacientes cardíacos, por exemplo) e ressonância magnética. Os novos segmentos são fruto de parcerias com clínicas particulares e sinalizam avanço para que o Hospital atinja a alta complexidade.

Espaço
Segundo informações de bastidores, para se expandir, o Margarida precisa de mais espaço e, para tanto, conversa com a ArcelorMittal para liberar parte da área da Aberta Saúde (Antiga Abeb). O impasse, pelo sabido, está sendo resolvido, com diálogo e habilidade política. Que vença o bom senso. 

Pessoa idosa
O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou o Encontrão dos Idosos, em comemoração aos 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa. O evento foi realizado nesta semana com a presença de dezenas de pessoas em momento de interação, com atividades culturais e recreativas. Os idosos merecem respeito e mais ações para ampliar a qualidade de vida. 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG