Desde 1984
Coxia
03 de Novembro de 2023
Coxia 2760

Chuvas
As fortes chuvas da noite de quarta-feira (1), com suspensão de eletricidade em grande parte da cidade, não provocaram inundações, alagamentos ou maiores transtornos na cidade. Segundo a Defesa Civil, equipes estão a postos, mas não receberam nenhuma chamada. Ainda bem. 
Agilidade
Monlevade comemora o avanço no índice de formalização municipal da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg). Os dados apontam que o município tem reduzido o tempo necessário para a abertura de novas empresas. No início de 2023, a cidade estava na 40ª posição, com a abertura de uma empresa demorando, em média, 25,62h. Agora, a cidade está na 24ª posição, com média de 21,28h para novos empreendimentos. Menos burocracia e mais avanço na abertura de empreendimentos.
Desenvolvimento 
A notícia chega em boa hora, quando está sendo discutida a implantação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para fomentar e diversificar a economia no município. O assunto já foi fruto de vários encontros e as tratativas avançam, com articulação da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços (Acimon), Comitê Permanente de Desenvolvimento (CP10), Sime, universidades e Prefeitura de Monlevade. 
Puxão de orelha 
O líder do governo, Belmar Diniz (PT), chamou a atenção dos colegas vereadores a participarem mais das reuniões de comissões da Câmara. Segundo ele, vários projetos estão parados na Casa, muitos por falta de quórum nessas reuniões. Conforme o líder do governo, parece que alguns parlamentares não têm dado a devida importância ao andamento das matérias.
Falando nisso
Em média, o Legislativo Brasileiro não é bem avaliado pelos eleitores. Isso vale para Câmaras de Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores. O eleitor tem sempre a impressão que político não faz nada. Mas não é bem-assim. Em geral, as Casas Legislativas são onde as matérias do Executivo são discutidas, aprovadas ou reprovadas. É onde o país acontece. Por isso, é fundamental a participação popular para entender melhor como o processo funciona.
Sua parte
Porém, é fundamental que os políticos façam a sua parte. E participar de comissões, dar andamento e publicidade às matérias, é uma forma de minimizar a impressão negativa que recai, sobretudo, aos legisladores. Depois, não adianta reclamar...
Rotativo
O Rotativo foi suspenso em maio e, até hoje, nenhuma solução, proposta ou ação foi apresentada. O fim de ano já está batendo à porta, época em que o comércio local fica bastante movimentado. Inclusive, com pessoas de outras cidades da região. Se continuar como está, as vendas nas lojas da cidade podem acabar bastante prejudicadas.
Vagas 
Sem estacionamento rotativo, está cada dia mais difícil estacionar no centro comercial, em Carneirinhos. Além da falta de vagas, sem fiscalização adequada, proliferam os vendedores ambulantes que usam o espaço destinado aos veículos para vender seus produtos, dentro de seus veículos ou carrinhos. É preciso que a Prefeitura tome uma atitude a respeito.
Feira 
Em vez de querer levar a feira da Economia Popular Solidária para um espaço fechado, por que não ofertar um local fixo para esses vendedores, que ficam nas principais avenidas do centro da cidade? Com a palavra, a Prefeitura de João Monlevade...
Arma
Um pai armado faz o filho de refém ou escudo humano no centro de Santa Bárbara. Felizmente, com a ação da PM e socorristas voluntários, a situação foi contornada. Cena absurda e atípica na tranquila e pacata cidade histórica...
Novembro Azul
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo que mais mata homens no país. Em 2021, foram 16.300 pessoas falecidas, ou seja, uma morte a cada 32 minutos. O número calculado de casos novos para o triênio de 2023 a 2025 é de 71.730, - 67,86 casos a cada 100 mil homens, e, excluindo o câncer de pele não melanona, é o mais frequente entre as pessoas do sexo masculino, liderando em todas as regiões do país. Diante desse cenário, incentivar a conscientização sobre a doença é essencial para a saúde do homem.  Desde 2011, o Brasil promove o Novembro Azul, em alusão ao 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Prevenção é o melhor remédio!
Estágio
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) anunciou a abertura de vagas para estágio de estudantes de Direito no Fórum Milton Campos, em João Monlevade. Podem participar estudantes que estejam entre o 3º e o 8º períodos do curso de graduação. As inscrições prosseguem até às 10 horas do dia 17 de novembro. 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG