Desde 1984
Coxia
27 de Outubro de 2023
Coxia 2759

Ouvidoria 
A Câmara Municipal de João Monlevade terá um ouvidor. Segundo o presidente da Casa, Fernando Linhares (União Brasil), a instituição do cargo atende a uma previsão constitucional e já deveria ter sido implantada. Por ser cargo de confiança, é provável que o ouvidor seja escolhido por livre nomeação da presidência. 
Pré-candidatos 
Começam a fortalecer rumores de pré-candidaturas à Prefeitura de Monlevade. O ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Djalma Bastos (PSD), já anuncia o desejo de disputar o Executivo. Outra que também anuncia, nos bastidores, é Conceição Winter (Cidadania). 
Desejo 
Não é segredo que os dois, que inclusive já se uniram em uma chapa, nutrem antigo desejo de chegar ao comando do Executivo de Monlevade. Será que agora é a hora?
Governo 
Apesar de não ter anunciado publicamente que irá tentar a reeleição, o prefeito Laércio Ribeiro (PT) é pré-candidato natural e conta com apoio do seu partido e do grupo político. Tanto que, esse, não abre mão de indicar a vice, que ao que parece, será Dorinha Machado (MDB). Ela é madrinha política do atual vice, Fabrício Lopes (Avante), que é quem tem o grupo na mão. Porém, tudo pode acontecer, em se tratando de política. 
Fabrício 
Falando nele, que não pode ser mais vice, deve ser um grande articulador da campanha a prefeito e dos vereadores de seu grupo, com a missão de eleger o maior número possível de aliados. Sem falar, no fortalecimento de seu nome para o pleito de 2028.
Oposição 
Enquanto isso, apesar dos rumores das pré-candidaturas de Djalma e também de Dona Conceição, a oposição ainda está muito desarticulada. Não há um consenso em torno de um nome forte o suficiente para polarizar com Laércio. E, a história política ensina, que quanto mais pulverizar, melhor é para o candidato da situação. Então, é preciso articulação e muita conversa, no lado oposicionista. 
Câmara
Em breve começa a dança das cadeiras na Câmara Municipal, com a troca de partidos. Em Monlevade, um ou outro segue a ideologia partidária. A maioria procura legenda onde tenha mais chance. E com a reforma eleitoral, cada partido ou federação só poderá indicar até 16 nomes. Estima-se que, sem alcançar ao menos 500 votos, será praticamente impossível conseguir a vitória.
Mais difícil
Será preciso respeitar a quota de gênero, sendo 30% reservado a mulheres, por exemplo. Sem contar, a obrigação de atingir pelo menos 20% do coeficiente eleitoral para eleger um nome. Esse é resultado da divisão do número total de votos válidos pela quantidade de cadeiras em disputa. Na última eleição, esse número foi 2.680. Se esse se repetir, cada candidato deverá ter um mínimo de 536 votos para se eleger.  
Saúde
Em Dom Silvério, a eleição do diretório do PT municipal, no próximo domingo, promete levantar polêmicas. Conforme apurado, uma chapa já registrada aponta que a concorrente se inscreveu fora do prazo e teria outras irregularidades.  Apesar disso, argumentam, a inscrição foi referendada pela executiva nacional do partido. 
Exemplos 
Entre as irregularidades apontadas por um dos integrantes de uma chapa, os concorrentes têm nomes ligados a partidos de direita. O PT nacional deixou claro que não vai admitir alianças entre integrantes do partido e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro durante as eleições municipais. Há um ano do pleito municipal, a eleição para o diretório do partido já esquenta a terra abençoada por Nossa Senhora da Saúde!
Ônibus da Saúde
O “Ônibus da Saúde”, que transporta pacientes de João Monlevade para tratamento médico em Belo Horizonte, terá as viagens antecipadas em meia hora. A partir de 1º de novembro, o primeiro ônibus sai às 3h30, e o segundo, às 7h30. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é evitar atrasos provocados pelas obras e pelo trânsito na BR-381, e consequentemente, evitar que pacientes percam suas consultas, exames e procedimentos. 
Oportunidade
A ArcelorMittal Monlevade anunciou a prorrogação das inscrições para o programa I AM Aprendiz, que seleciona jovens para a primeira experiência na empresa. O prazo, que se encerraria no último dia 22, agora segue até o próximo domingo (29). A capacitação em Operação de Processos Siderúrgicos e Manutenção Mecânica é aberta para moradores de João Monlevade e municípios vizinhos. Com as obras de expansão e projeção de nova operação em breve, essa é uma oportunidade para muitos ingressarem na empresa.
Para participar, é preciso ter o Ensino Médio completo, ter ou completar 18 anos até 15 de janeiro de 2024, ou ter ou completar 23 anos e 11 meses até dezembro de 2025 e residir em Monlevade ou nas proximidades. As informações estão no site. www.vagas.com.br/vagas/v2568235/jovem-aprendiz-joao-monlevade-mg

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG