Desde 1984
Coxia
06 de Outubro de 2023
Coxia 2757

Camarada 
Nesta semana, o vereador Gustavo Prandini postou foto nos stories, em suas redes socais, vestindo uma camisa do PCdoB. Embora tenha sido eleito pelo PTB, no grupo do ex-prefeito e ex-rival Carlos Moreira, ele nunca escondeu sua afeição pela esquerda. Agora, se migrar para o partido comunista, ele integrará a federação que junto ao PT e PV, apoia o atual prefeito Laércio Ribeiro (PT). Ao A Notícia, ele disse que está de “namoro” com o PCdoB. Será que vai dar casamento?
Interesses
Mas a política no interior sempre foi assim: não há, necessariamente, interesses ideológicos, mas interesses próprios. Ou seja, cada qual cuida de si e escolhe a legenda onde tem mais chance de ser eleito. É o caso de Marquinho Dornelas (PDT), que é de direita e não combina em nada com os ideais de Leonel Brizola. Política! 
Partido
O mesmo vale para Vanderlei Miranda, que está no PL, atual partido do ex-presidente Bolsonaro, embora flerte com Lula (PT). Questionado se estaria com Jair Messias, Vanderlei riu com bom humor e disparou: “o ex-presidente é que veio para o partido o qual estou há 20 anos”...
Governismo
Faltando exatamente um ano para as eleições, uma das dúvidas é se, pelo lado governista, Laércio Ribeiro tenta um novo mandato ou passa o bastão a Fabrício Lopes (Avante). Lembrando que o vice-prefeito só poderá disputar a Prefeitura, como cabeça de chapa. Fontes ligadas ao partido da estrela dão a entender que Laércio provavelmente postulará uma reeleição. Esperemos... 
Permissionários
Há décadas, são feitas tratativas para resolver a situação dos permissionários em João Monlevade. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em 2019 exigiu que as permissões de uso não poderiam continuar nas áreas públicas cedidas pelo município e que deveriam ser devolvidas ao município ou adquiridas pelos permissionários. 
Tenso
Um dos momentos mais tensos ocorreu naquele ano, quando um decreto da então prefeita Simone Carvalho (PSDB) determinou que o valor dos terrenos deveria ser avaliado contando com as benfeitorias, o que faria com que os compradores tivessem de pagar novamente pelo que eles próprios haviam construído. 
Reedição 
O decreto foi revogado pela Câmara e reeditado pela Prefeitura. Em março de 2021, o governo editou o Decreto nº 25/2021, oferecendo oportunidade para que fosse regularizada a situação. Na ocasião, mais de 70% dos permissionários manifestaram interesse em adquirir o imóvel. Ontem, o prefeito Laércio assinou as certidões de posse e encerrou a novela que se arrastava há décadas. 
Parque do Areão
Após aprovado (mesmo a contragosto por questões pessoais) o Plano Municipal de Turismo, será que os vereadores vão aprovar o projeto do Parque Municipal do Areão? Por que a gestão não explica aos parlamentares o real motivo da criação do espaço e o porquê da necessidade de sua criação? Um debate que pode se arrastar até o ano que vem...
IML
Após o estado barrar o projeto do novo IML, ninguém falou mais nada a respeito. Enquanto isso, segue a precariedade do posto do bairro Baú, anexo ao cemitério, para liberação de corpos e procedimentos legais. Um drama que se arrasta há anos.
Tito 
O deputado Tito Torres (PSD) não compareceu à sessão de votação que determinou o aumento de ICMS no estado de Minas para vários produtos, considerados supérfluos pelo governador Zema. Dias antes, ele manifestou-se contrário à inserção de ração para pets, na lista dos itens que sofreram o aumento. 
Sufoco
Várias cidades do país, inclusive Monlevade, tiveram queda no repasse de recursos da União e do Estado. O problema é geral, mas preocupa porque compromete o planejamento das gestões e a execução do trabalho nos municípios. E aí, como será o amanhã? 
Aço
“Quedas de 5% na produção, 6% nas vendas internas, 2,3% no consumo aparente e 0,3% nas exportações. Por outro lado, alta de 40% nas importações”. A informação é do jornal Diário do Comércio sobre as previsões das siderúrgicas no Brasil para o fechamento de 2023. E, por aqui, a Usina de Monlevade mantém seu plano de expansão. Pelo menos, é o que se diz e o que se espera. 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG