Desde 1984
Erivelton Braz
09 de Junho de 2023
O valor da cultura e entretenimento

Talvez você não saiba, mas pode acreditar: cultura, lazer e entretenimento geram bilhões na economia mundial. A Europa e os EUA já entenderam isso e diversificaram ações nessas áreas. 
Promover shows e eventos são vitrines que atraem turistas e movimentam toda uma cadeia. Desde hotéis, contratação de mão de obra, fomento da economia criativa e mercado em geral. Vejam o exemplo do Rock In Rio: é um evento que movimenta bilhões e não só para os produtores, mas que coloca o Rio de Janeiro e o Brasil na cena internacional. 
O Brasil, “país do Carnaval”, tem uma potência nas mãos que nenhum outro do mundo tem. Por isso, a festa deveria ser o “Rock in Rio” de toda cidade brasileira. Carnaval é business. Belo Horizonte, que não tinha carnaval até poucos anos, entendeu a necessidade e aderiu à folia. Neste ano, a festa movimentou R$720 milhões. Sozinha, BH fomentou praticamente a metade dos R$1,5 bi do que girou no estado no período. 
Embora os eventos sejam grandes motores, a cultura em geral vai muito mais além. Ela é o reconhecimento e o pertencimento de um povo, com suas identidades que o tornam singular. E esse setor precisa ser mais valorizado, com apoio a artistas, empreendedores e agentes culturais para alavancar a economia. As cidades devem voltar o olhar para a área porque ela é um potencial gerador de recursos financeiros.
 A reestruturação do Ministério da Cultura pelo atual governo federal é fundamental para a área em todo o Brasil, com incentivos e leis que apoiam a cultura. Até o fim do ano, a Lei Paulo Gustavo investirá R$3,8 bi no setor. O repasse será feito diretamente aos estados e municípios. João Monlevade vai receber R$700 mil. Outra Lei importante é a Aldir Blanc 2. Através dela, estados e municípios receberão R$3 bi anuais com vigência de cinco anos. 
 Os municípios  precisam entender a importância do direito dos cidadãos à cultura. Ela não pode ser apenas um braço da administração, mas um agente de transformação de vidas, realidades e de impacto econômico. 

 

(*) Erivelton Braz é editor do A Notícia e fundador da Rotha Assessoria em Comunicação

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