Desde 1984
Marcos Martino
06 de Janeiro de 2023
Enchentes nunca mais - Drenagem Urbana pode ser um passo importante

Escrevi há alguns dias sobre a ideia de se fazer em João Monlevade um Fórum das Águas para se debater a questão das enchentes que assolam não só Monlevade, mas as cidades da região. Conclamei diversas entidades, conversei com um bocado de gente. Conversei inclusive com o vice-prefeito Fabrício Lopes à respeito. Ele estava totalmente envolvido no objetivo de resolver os problemas emergenciais e atender as famílias atingidas, mas concordou que a cidade precisava se debruçar sobre o tema. 
Nesta semana, fiquei feliz em saber que vai acontecer no auditório da Prefeitura, na próxima semana, a primeira oficina sobre Drenagem Urbana, para a revisão do Plano Diretor do município. Mas o que vem a ser drenagem urbana? Explico: é o sistema de manejo projetado pelo poder público dos municípios para coletar águas provenientes da chuva e escoá-las para galerias de águas pluviais e esgotos pluviais até um curso hídrico que seja capaz de recebê-las.
 O assunto será abordado pelo engenheiro civil e mestre em Engenharia das Construções, Thomas Miranda Guzella Oliveira. Para participar é necessário realizar inscrição pelo site da Prefeitura (www.pmjm.mg.gov.br). Sugiro a todos que participem. Será oportunidade de aprender e interagir com um especialista sobre essa questão que precisa ser encarada e já.
 O ser humano desmata, polui, degrada e depois reclama que São Pedro está nervoso... Tudo bem que, neste ano, a situação das chuvas foi bem acima do normal, mas as cidades não podem deixar de fazer suas partes. Que a imprensa local aproveite para inquirir o nobre engenheiro e sugiro ao pessoal da Câmara de Vereadores, que também participe. 
Há muitos mitos e dúvidas que podem ser esclarecidos. Por exemplo: asfaltar impermeabiliza o solo e serve de canais para agravar as enchentes? Existem alternativas? Plantar árvores nas encostas ajuda a conter a velocidade das águas? Existem técnicas viáveis para monitorar os caminhos das águas e intervir para minorar os problemas? O novo presidente da câmara, Fernando Linhares parece muito disposto em levar para a Casa do Povo, questões cruciais para a vida da cidade,  em busca de conhecimento e aviar soluções. 
O objetivo será gerar conhecimento para uma revisão do Plano Diretor. E tem um Slogan lá: 'vamos discutir juntos os problemas da cidade'. Não sei de qual liderança partiu, mas sem dúvidas, é uma atitude bem-vinda e pertinente. Se eu residisse em Monlevade, certamente estaria presente. Considero importante que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços (Acimon), Conselho Regional de Engenharia (CREA) e demais instituições também se envolvam. Afinal, é inadmissível uma cidade polo, moderna, quase capital regional ficar debaixo d'água na época das chuvas. 

 

(*) Marcos Martino é alvinopolense, compositor e ativista cultural

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG