Desde 1984
Nívia Martins
09 de Setembro de 2022
Sigo em terras são-gonçalenses

Seguir é preciso e acredito estar no melhor lugar. A terra em que piso, o ar que aqui respiro e os cenários que me rodeiam são únicos ao meu olhar; são incríveis aos olhos de quem se presta a realmente enxergar os avanços e a busca de desenvolvimento com a responsabilidade de preservar memórias. Passado e contemporaneidade estão alinhados e pretendem seguir juntos, conforme a responsabilidade de quem administra uma cidade próspera, que tende, em boas mãos, ser a menina dos olhos do Médio Piracicaba. 

Talvez, os nativos da terra não tenham essa consciência. Aqui estou em uma cidade que promove igualdade social e empenha seus recursos a oferecer moradia digna a quem não tem, educação de qualidade a todas as crianças e adolescentes que frequentam a rede municipal de educação. Uniformes e material escolar gratuitos, capacitação, Educação Ambiental, oficinas de Educação Patrimonial, ofertados independente de classe social. A cobertura total do Programa de Saúde da Família (PSF) também está entre as ações do poder público que contribuem para a melhor qualidade de vida da população. O empenho em campanhas que reforçam a medicina preventiva com mobilizações de orientação ao autocuidado. 

Investir nas pessoas e tê-las como o maior patrimônio da cidade com a oferta de qualificação e aperfeiçoamento profissional. Incentivar a continuidade dos estudos dos jovens e de pessoas de qualquer faixa etária que estejam abertas ao aprendizado é fazer bom uso do dinheiro público e da alta arrecadação de impostos que a mineração traz, com visão de tornar permanentes os benefícios que ela proporciona a fim de amenizar seus danos. 

Estando dentro dessa engrenagem percebo o quanto é desafiador o equilíbrio das contas públicas e o correto direcionamento dos recursos para a melhoria coletiva da população.  

O empenho na oferta de lazer para a comunidade, com a concessão e revitalização da Estação Ambiental de Peti e a criação de um Parque Urbano é acreditar em um futuro ainda mais próspero para São Gonçalo. Os investimentos em infraestrutura e estudos diversos para atuar com responsabilidade com o que é público tornam a cidade cada vez melhor para se viver. 

Portanto, a pouco tempo inserida nessa terra, pude conhecer sua história e suas paisagens, entender um pouco de padre João, a cultura e as pessoas desse lugar, onde as raízes do passado são cruciais para promover o desenvolvimento de novas conquistas rumo a uma cidade que avança para o futuro de uma maneira realmente inteligente.

 

(*) Nívia Aparecida Leles Martins é jornalista e integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG