Desde 1984
Hortência Carvalho
22 de Julho de 2022
Combate às Fake News

Atualmente, somos bombardeados por um número exorbitante de informações vindas dos mais variados meios, sendo as redes sociais uma das fontes mais populares para a divulgação de notícias. O problema é que o excesso prejudica o filtro. 

É assim que surge a desinformação, ou a Fake News, como é mais popularmente conhecida. Ela ocorre quando pessoas manipulam outras, em grandes escalas, com informações intencionalmente falsas, mediante fatos inverídicos, distorcendo fatos reais ou mesmo manipulando dados, com o intuito de disseminar mentiras em prol de seus próprios interesses.

Um povo com pouca leitura e, por consequência, pouco senso crítico, intensifica o fenômeno, facilitando a manipulação da opinião pública, mediante divulgação massiva de boatos ou distorções de fatos reais.

O boato, a fofoca, a intriga sempre fizeram parte da vida em sociedade. Porém, ganharam uma dimensão nunca vista antes, mediante o impulso proporcionado pela era digital. Em questão de minutos, uma falsa notícia alcança números de visualizações jamais vistos. E o estrago é de difícil reparação porque, ainda que se comprove a falsidade da informação e se obrigue divulgar a retratação, não é possível atingir o mesmo número de visualizações de antes. Afinal, a notícia sensacionalista é muito mais lida que a informativa.

Muitas vezes, a notícia pode até ser verídica, mas o título induz o leitor ao erro. Pesquisa realizada no Estados Unidos em 2015 concluiu que apenas 20% dos leitores clicam na notícia para ler seu conteúdo na íntegra. Na era digital, as redes sociais são fontes perfeitas para potencializar a divulgação do conteúdo inverídico porque segmentam seus usuários em nichos específicos, direcionando a mensagem aos que têm mais chance de dar credibilidade a ela. Mediante impulsionamento, custeado pelo divulgador de má-fé, a mensagem chega aos leitores que previamente já estão “catalogados” como favoráveis àquela opinião. E pior, esses tendem a compartilhá-la com outros que possuem opinião semelhante. É a máxima de que os iguais sempre se aproximam. 

As pessoas tornam-se cada vez mais vulneráveis à manipulação de ideias, quando ignoram a realidade dos fatos em favor da desinformação, que condiz com suas crenças e convicções. Tendem acreditar piamente na notícia sem sequer checar se é verdade ou não. E é nesse escuso interesse de convencer, que os maus políticos manipulam opiniões favoráveis a si e, outras vezes, desrespeitosas a outros. Contratam agências especializadas para a propagação em massa e espalhar, nas redes sociais, mentiras convenientes à própria candidatura. Utilizam robôs e perfis falsos para impulsionar mentiras com curtidas falsas.

O fenômeno da desinformação é mundial e se acentua em períodos eleitorais. Por isso, é preciso conscientizar a população sobre o seu perigo no processo eleitoral. Um candidato capaz de se eleger, por ter feito uma campanha eleitoral pautada na enganação, pouco escrúpulo terá para governar. Campanha política se faz com a apresentação de propostas, projetos, novas ideias, planos de ação. Não com disparo em massa de mentiras.

É preciso ter cuidado com o que se lê e saber filtrar o fato do boato. Para isso, os sites oficiais da Justiça Eleitoral possuem canal próprio de checagem de informações. Pesquise mais sobre a informação que receber. Verifique a fonte da notícia. Fonte segura provém de um canal confiável, comprometido e responsável com o que divulga. Vá além do título e leia todo o texto da informação. Desconfie de títulos sensacionalistas. E, por fim, leia o conteúdo com imparcialidade, sem permitir que opiniões prévias afetem seu senso crítico. 

Nunca foi tão importante para o povo brasileiro saber ler com criticidade e apurar a verdade. Antes mesmo da era digital, já dizia o saudoso Renato Russo que “quando a esperança está dispersa, só a verdade me (nos) liberta, chega de maldade e ilusão”.


(*) Hortência Carvalho é chefe do Cartório Eleitoral. Instagram: @hortenciacarvalho2009

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG