Desde 1984
Marquinho Dornelas
15 de Outubro de 2021
Participação popular e democracia

Empresário há 10 anos, por não me sentir representado politicamente, decidi iniciar minha carreira política. No último dia do prazo, afiliei-me ao partido PDT e, hoje, ocupo uma das três cadeiras do partido na Câmara de João Monlevade e sou um dos 15 vereadores representantes do povo de nossa cidade. 

Com ousadia e determinação, tenho trazido uma visão de trabalho que vem do setor privado, desenvolvendo um trabalho de alinhamento com a vontade popular. Como atual Presidente da Comissão de Participação Popular, empenhei para que o cidadão (CPF) tenha voz na tribuna, o que, até o ano passado, só era possível através de associações de bairros, entidades de classe, conselhos municipais, agremiações e partidos não representados, ou seja, somente o CNPJ tinha essa oportunidade. Acredito na importância da participação popular e defendo que, a Casa do Povo deve sempre estar cheia, afinal, o trabalho coletivo é a chave!

Outro ponto que tenho sustentado é sobre a importância de entender o sistema legislativo e suas ferramentas, para, a partir de então, colocar em prática novas ideias e sugestões de mudanças e melhorias. Quando chegamos aqui, muitos de nós não tínhamos conhecimento prático do funcionamento do sistema Legislativo. Portanto, era real a necessidade de organizar a Casa para podermos desenvolver um trabalho de qualidade para o Município.

Desde o início do mandato tenho abordado o tema “Comissões” e trabalhado no projeto da separação das Leis do Município por eixo temático das 7 comissões permanentes da Casa. Em breve, entregarei para cada comissão, o bloco de Leis competentes a cada uma, para que os colegas tenham subsídio de estudo para compilação e projetos de novas Leis. 

Afinal, o conhecimento é fundamental para um bom funcionamento de qualquer sistema. Essa ação é fundamental para fazer com que as engrenagens funcionem corretamente e, assim como um corpo, cada um desempenhando sua função. Infelizmente, são muitas leis, mas poucas estão em vigor. Sei que é necessário criar mais leis, mas do que adianta cria-las, sendo que as que já existem ainda não funcionam como deveriam?

Venho buscando melhorias para o Município através de emendas parlamentares junto a Deputados Estaduais e Federais, mas tenho por prioridade, cumprir meu papel de fiscalizador, afinal, o poder de execução cabe ao Executivo.

Para mim, não existe oposição e situação. Existe certo ou errado em cima de princípios e valores e essa é uma de minhas bandeiras. Acredito no que disse o ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln: “Democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo”. 

Minha luta é para que cada vez mais o povo tenha voz ativa aqui em nossa Casa Legislativa. Com a presidência da Comissão de Participação Popular, consegui traduzir esse desejo em um projeto de abertura de tribuna, onde o povo pode trazer sua valiosa contribuição. Assim, efetivamente, participar da gestão de nossa amada Monlevade. Reafirmo esse compromisso e lutarei para que ainda mais essas palavras de Abraham Lincoln citadas, sejam verdade aqui em nossa terra. Acredito verdadeiramente que o trabalho coletivo é a chave. 


(*) Marquinho Dornelas é vereador em João Monlevade

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG