Desde 1984
Coxia
15 de Outubro de 2021
Coxia 2655

Sem Covid

Pela primeira vez em muito tempo, a enfermaria especial para tratamento da Covid-19 no Hospital Margarida ficou vazia, sem nenhum paciente, na tarde de quarta-feira (13). Vale lembrar que o setor chegou a ter cerca de 180% de ocupação no início do ano.


CTI 

Já o Centro de Terapia Intensiva (CTI) especial, com 15 vagas, atendia, no mesmo dia, a três internados, todos com a infecção comprovada, correspondendo a 20% da capacidade do espaço. Um dos internados reside em João Monlevade, e os outros dois, em outros municípios. O ambulatório especial, destinado ao primeiro atendimento às suspeitas da Covid-19, abrigava dois monlevadenses.


249 mortes

Mesmo assim, é preciso manter os cuidados. João Monlevade já registrou 10.709 casos da doença e 249 óbitos. Nesta semana, foram dois: um homem de 82 anos e uma mulher 74 anos.


Amepi

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) prepara uma grande audiência pública, no próximo dia 29, para debater a duplicação das BR-381 e 262. A preocupação é entender aspectos da obra, como a cobrança de pedágios antes mesmo da conclusão dos serviços. A expectativa é receber representantes do DNIT, deputados e representantes de Associação Comerciais. Boa iniciativa que promete acender o debate na região.


Tonhão

Quem acompanhou as sessões da Câmara Municipal nas últimas semanas certamente notou a ausência de Tonhão (Cidadania). O vereador ficou afastado por pouco mais de um mês por submeter-se a uma cirurgia, realizada em João Monlevade. O parlamentar voltou ao plenário nesta quarta-feira (13), e relatou que, durante a sua recuperação, permaneceu trabalhando de casa, realizando telefonemas, recebendo demandas e acompanhando as discussões. Tonhão sempre é crítico do transporte público. 


Escolar

Falando nisso, na tribuna da Câmara, o vereador Bruno “Cabeção” (Avante) relatou ter recebido várias queixas sobre o transporte escolar em João Monlevade. Segundo ele, as reclamações envolvem alunos deixados para trás, atrasos no embarque e desembarque, entre outros problemas. O legislador considera que a causa dos contratempos seja a “falta de ritmo” depois de um ano e meio com os serviços suspensos. Tem que melhorar. 


Absorventes

Nesta semana, causou polêmica nacional o veto do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), à distribuição de absorventes íntimos pelo governo. Ele alegou que o projeto não especificava a origem dos recursos. O vereador Gustavo Prandini (PTB) criticou a decisão do presidente da República na tribuna da Câmara monlevadense.


Dignidade

O presidente da Câmara, Gustavo Maciel (Podemos), propôs um projeto para destinação dos absorventes a mulheres carentes em João Monlevade. Em Itabira, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) sancionou lei que distribui os absorventes para mulheres em vulnerabilidade social. 


PTB

Desde que tomou posse como vereador, Prandini não esconde que é crítico do presidente Bolsonaro, principalmente, do combate empreendido pelo Governo Federal à Covid-19. No entanto, o parlamentar monlevadense é filiado ao PTB, legenda presidida por Roberto Jefferson, aliado de Jair Bolsonaro, e do paulista Douglas Garcia, um dos mais ávidos defensores do capitão. A legenda também é a mesma da ex-prefeita Simone Carvalho e do marido dela, Carlos Moreira, ex-adversários de Prandini... A política tem dessas coisas.

Moção

Na próxima quarta-feira, 20, a Câmara irá homenagear o Lions Clube Monlevade Sobral com a Moção de Aplausos. A autoria da homenagem é do vereador Fernando Linhares (DEM). O evento será às 18h, no Plenário do Legislativo.


Erramos

Ao contrário do que publicamos na Coxia da edição passada, as ruas do bairro Sion receberão pavimentação em bloquetes, não em asfalto. Além desses serviços, será feita a microdrenagem, a instalação da sinalização viária e a construção das redes de água e esgoto e de calçadas acessíveis. Pedimos desculpas pelo equívoco. 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG