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Alessandra Lima
02 de Julho de 2021
Comunicação assertiva

A comunicação assertiva é se comunicar direto ao ponto, de maneira eficaz, objetiva, sem nunca desrespeitar os direitos e crenças alheios. O bom comunicador tem que ter inteligência emocional, ter empatia, ter aptidão para se comunicar. No mundo corporativo, essa comunicação é essencial: se a comunicação não tiver exatidão, o resultado de palavras mal colocadas e de forma equivocada pode trazer graves consequências para a gestão da instituição. 

Muitas vezes, as pessoas confundem assertividade com agressividade, que é um pensamento totalmente equivocado. Ao se transmitir uma informação de forma eficaz, o comunicador tem que ter certeza ou ter embasamento para aquela informação. Grande parte de conflitos que acontecem entre os setores está ligado à informação equivocada. A gestão de uma instituição é formada por pessoas e, para evitar rotatividade, tem que se trabalhar as pessoas e dar abertura para que assumam erros cometidos. Além disso, que essa pessoa entenda que erros podem acontecer e que há consequências, mas que terá segunda chance de acertar.

A pressão por informação é uma das causas pelo equívoco, pois quando não se tem resposta de algo, alguns gestores acham que a solução é divulgar notícias equivocadas. Preferem agir dessa forma em vez de dizer que irá averiguar para melhor divulgar a informação. Sem contar que os atritos dessa situação podem afetar também a produtividade com negatividade. 

Até em histórias fictícias, a comunicação falha teve consequências terríveis. Um exemplo é a história de Romeu e Julieta: a comunicação foi falha, causando a morte de dois jovens. Se funcionasse, o final poderia ter sido diferente. É claro que a forma que recebemos uma informação também faz a diferença. O ser humano é único e cada um reage de forma distinta. Por isso, todo cuidado é essencial.

Para se ter uma boa comunicação tem que ser trabalhada a inteligência emocional para que a pessoa saiba o momento certo para divulgar uma notícia. Às vezes, a informação está correta, mas o momento não é oportuno e acaba gerando situações desagradáveis. Uma comunicação pode gerar soluções e problemas, depende de como é construída a ponte e qual a ferramenta está sendo utilizada. Afinal, existem situações em que é melhor uma conversa em particular do que um e-mail ou mensagem de texto. Um exemplo é uma demissão realizada por Whats App que é um desrespeito com aquele empregado. Ter empatia é uma qualidade primordial para assumir certos cargos em uma instituição, até mesmo para melhor agir em situações de conflitos e crises. Antes de ser um excelente profissional, seja um bom ser humano.

“A falha de comunicação dá o direito das pessoas entenderem o que querem.”


(*) Alessandra Lima é técnica em Segurança do Trabalho e bacharelando em Engenharia Mecânica

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