Desde 1984
Alessandra Lima
28 de Maio de 2021
Gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes

As pessoas são os maiores bens de qualquer empresa. Assim, se a gestão de pessoas não for posta em prática, não se desenvolve bem as equipes. Muitos profissionais se desligam de seus empregos por falta de valores que, quando entraram para a organização, achavam que existiam. 

Toda organização tem um organograma que tem que ser cumprido rigorosamente. Entre os setores, tem que haver sincronia e é claro que seja dentro da hierarquia, para que não haja conflitos entre eles. Até pouco tempo, tinha-se o pensamento que um profissional é substituível, mas não é bem assim. Pois, quando se tem um bom profissional, a empresa investe tempo, em treinamentos, na capacitação e, quando esse empregado é desligado, pode ser que não encontre outro profissional com o mesmo perfil. 

Além disso, para substituí-lo, o preço é alto. Se a organização tivesse se preocupado com a insatisfação do empregado poderia ter agido de forma preventiva ou mesmo, tentado reverter a situação. Por isso, é tão importante ter profissionais bem qualificados nos recursos humanos, pois tudo se inicia na contratação. Existe perfil para cada cargo e são profissionais da gestão de pessoas que sabem se aquela pessoa deve ser contratada para aquele cargo ou não. O recrutamento mais caro é aquele feito para repor ou substituir alguém que poderia ter ficado. É preciso repensar esses valores. 


(*) Alessandra Lima é monlevadense, técnica em Segurança do Trabalho e bacharelando em Engenharia Mecânica

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG