Desde 1984
Alexsandra Mara Felipe Fernandes
23 de Outubro de 2020
Carta dos moradores do Bairro Santa Cruz

Clamamos com muita tristeza e dor aos governantes da cidade. Com tristeza, clamamos aos governantes que olhem por nós. Tristeza sim, por saber que temos que nos humilhar por direitos básicos. Direitos, sim direitos! 

E o que significa direito? Ele tem uma importante missão: serve como instrumento para gerar a paz e harmonia nas diversas relações sociais. Vale dizer que o Direito não deve refletir interesses individuais, mas sim interesses de toda a coletividade, que muitas vezes colidem com os interesses individuais. Nós, moradores do bairro Santa Cruz e toda a cidade temos direitos! Muito deles negados e quando conseguidos, conseguidos as duras penas. 

Existe no bairro Santa Cruz uma ponte que caiu durante uma enchente, em janeiro do ano de 2020, verbas chegaram e foram para outros locais, deixando claro que o bairro Santa Cruz não faz parte dos planos da atual administração. Não estou aqui por política e nem para fazer oposição. Mesmo porque nesse governo não precisamos fazê-la. Como queríamos que esse governo voltasse seus olhos e ouvidos para nós, mas não foi assim. Queríamos que essa administração tivesse nos socorrido! Então, não venha me dizer que isso é política! Apenas significa a luta diária de uma comunidade cansada dos desgovernos, não apenas dessa administração. Nossa região está desvalorizada há muito tempo. Cada governo que entra e sai, ensina o outro como nos tratar com desprezo.  

Temos no bairro Santa Cruz uma ponte, onde moradores tem que dar a volta em um local onde, durante a parte da noite, correm risco de várias violências, como estupro, roubo e até mesmo a morte! Quando chove, a água se acumula em poças. Nossos idosos sentem o descaso, depois de tantos anos de colaboração com a cidade. Crianças se pendurando no cabo da ponte em risco. Até quando? Será que precisa vir a nós uma tragédia?

 Bueiros entupidos, praças que, de acordo com a administração, foram reformadas, mas na verdade pintaram com a tinta do descaso que dias depois, já não havia mais nada. Igual a esta tinta falsa está o governo que temos hoje, que nos ilude diante de uma maquiagem mal feita. Quadras com reformas, em valores absurdos que não condizem com o que está sendo feito. Na nossa região, existe o Bairro Pedreira que há anos luta e clama por uma via de acesso descente. Algo tão simples que nos chega a dar um nó na garganta, quanta tristeza! Temos o Jacuí, Tietê, Siderúrgica. Prefeitura e vereadores olhem para nós! 

Não, não pretendemos nos calar pra mais nenhuma administração. E, por favor, não venham nos dar migalhas, maquiagens, serviços e materiais de péssima qualidade e mal feitos. Merecemos mais! Pagamos os salários de vocês, mantemos esta cidade com nossos impostos. Somos os patrões. Ofereçam um serviço de qualidade, não o que está aí. Pois nós demitimos os maus empregados! Não duvidem!

Exigimos nossos direitos. Afinal de contas, se é direito não teria que ter o dever de ser cumprido sem precisar pedir ou implorar? Onde está afinal a humanidade, a competência desses governos? Precisaremos fazer mais manifestações? Precisaremos ir nas rádios e jornais? Precisaremos solicitar a presença dos órgãos de televisão? Pois faremos, iremos e solicitaremos! E, no final, podemos até conseguir pouco, ou nada, porém jamais desistiremos. A ponte Prefeitura, olha a ponte! Não construam a própria derrota, construam pontes! Pontes para passar, para dar o direito constitucional de ir e vir. Ponte para dar ânimo a um povo tão cansado e desiludido. Construam a nossa ponte, pois exigimos dignidade e paz!


(*) Alexsandra Mara Felipe Fernandes é moradora do Santa Cruz e presidente da Associação Monlevadense de Afrodescendentes (AMAD)

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG