Desde 1984
Editorial
10 de Julho de 2020
Monlevade e a Covid

Com mais de 350 casos de Coronavírus confirmados, a cidade de João Monlevade ainda não viu os leitos do Hospital Margarida serem tomados por pacientes da Covid-19. O município não registrou nenhuma morte e, do total de infectados, mais de 90% estão recuperados. 

A sensação de que a situação está controlada é inevitável. Porém, em meio a uma pandemia e a uma guerra contra o invisível vírus, não é possível relaxar. Os cuidados precisam ser redobrados e o distanciamento social mantido. Não é hora de festas, eventos, reuniões que geram aglomerações. Enquanto não existir vacina e a ciência não assegurar, a palavra de ordem é evitar a exposição sob risco de contágio.

Supermercados lotados, bancos, ruas e avenidas. A fiscalização contra ambulantes sumiu, o centro comercial continua abarrotado de carros e de gente, as pessoas “batem perna” como se nada estivesse acontecendo. O vírus circula no país e já matou 69 mil pessoas no Brasil. É quase como se uma João Monlevade inteira desaparecesse do mapa. Não dá para facilitar com a doença.

Por outro lado, a vida não para. A vida se adapta. E é preciso respeitar as mudanças às quais fomos impostos repentinamente. Do dia para noite, o que achávamos ser normal ficou para trás. Agora, os tempos são outros.  

Para enfrentar e vencer o vírus, é preciso respeito ao próximo e empatia. Uso de máscaras, desinfecção das mãos, distanciamento. João Monlevade parece bem. E que continue assim. Mas para tanto, não é momento de relaxar e, muito menos, fazer de conta que nada está acontecendo. 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG