Desde 1984
Gabriela Gomes
03 de Julho de 2020
Passos de um gigante

Vicent era mesmo um ser incrível. Grande no tamanho e no coração. Casado há muitos anos com Ana, jamais alterou a voz ou a postura diante da esposa. Apaixonada pelos livros, Ana tinha a alma leve e enfeitava seus dias com muita imaginação. Mesmo nas dificuldades, sempre tinha uma prece nos lábios e flores nas mãos para colorir a casa.

Vicent trabalhava no comércio e Ana cuidava dos filhos e dava aulas particulares todas as tardes. A simplicidade era o sobrenome desse casal, que imprimia nos filhos, Leon e Marilia, os mesmos valores e atitudes. 

Moravam no interior de Minas, desde pequenos. De pais já falecidos, o casal não teve heranças e tudo o que haviam conquistado era através de muita luta e trabalhando duro. A fé sempre moveu a pequena Ana, mesmo quando o marido desconversava, ela sempre trazia histórias do Cristo para o dia a dia da família, com palavras de carinho e humildade.

A doença bateu-lhes a porta e Vicent não conseguiu mais trabalhar. De cama, além dos remédios caros, ele também precisava de atenção todo o tempo. Ana jamais reclamava, nem tão pouco aparentava tristeza ou desespero. Agora, além das aulas particulares, também lavava roupas para fora e vendia doces e quitandas para os vizinhos e conhecidos.

Joana, que morava perto da casa do casal, sempre ouvia Ana cantarolando e via de longe as luzes da cozinha acesas até tarde da noite. Um dia Joana perguntou a Ana, como ela conseguia viver assim, diante do sofrimento que lhe invadia a vida. 

Com muita humildade, que lhe era natural, Ana respondeu: 'As tempestades também nos são bênçãos e quando chegam sempre tem algo de novo a nos ensinar. Diante da doença e das necessidades eu sempre posso fazer uma escolha: chorar e me desesperar ou seguir em frente, dia após dias, agradecendo a Deus por mais uma oportunidade de aprender e de viver. Cantando até a dor me parece mais colorida'.

Joana se emocionou com a fala de Ana, e até o adoentado Vicent sentiu seus olhos marejarem com as palavras da esposa. Vicent aos poucos foi se recuperando e os dias daquela família foram ficando mais amenos. Quando completaram 15 anos de casados, diante dos filhos e de alguns poucos amigos, o gigante Vicent pediu a palavra: 'Como sabem, os últimos anos foram difíceis para mim, quando caí doente. Graças a Deus e a minha amorosa família estou aqui de pé, comemorando nossa união. Isso não seria possível sem a minha doce Ana, que jamais perdeu sua doçura e a sua fé. Como gigante de altura, sinto-me agora pequeno diante de tão nobre coração. Ana, os passos desse gigante aqui, só são possíveis por conta do seu enorme coração'.


(*) Gabriela Gomes é jornalista publicitária

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG