Desde 1984
Editorial
12 de Junho de 2020
A palavra é confiança

A reabertura do comércio de João Monlevade, em 28 de abril, ainda não trouxe o resultado esperado para os comerciantes. Após mais de 30 dias fechadas, lojas ainda amargam prejuízos e lutam para manter-se abertas, para pagar funcionários e fornecedores. 

A esperança de muitos, agora, é que o avanço da flexibilização do isolamento atinja outros segmentos: academias, bares, restaurantes e igrejas. Os empresários e religiosos defendem a reabertura com procedimentos de segurança e seguindo protocolos das autoridades em Saúde. Alguns vereadores pressionam também para que a Prefeitura tenha sensibilidade e decrete a reabertura. A justificativa é o risco de desemprego, a falência de empresas e até o afastamento de fiéis dos templos.

Porém, representantes da Prefeitura alegam que ainda é preciso cautela e que não é o momento de reabrir nenhum outro setor da cidade. Inclusive é falado que se o número de casos aumentar e houver comprometimento dos leitos do Hospital Margarida um novo fechamento não está descartado. 

Hoje, a região do Médio Piracicaba tem quase mil casos de coronavírus. Muitos recuperados. Monlevade encerrou esta quinta-feira (11), com 133 casos confirmados e apenas dois internados no ambulatório do Hospital com suspeita da doença. Também não há nenhum interna do no CTI. Ótima notícia.

Por isso, a palavra do momento é confiança. Confiança num futuro melhor e, sobretudo, nas ações dos cidadãos. Se cada um fizer a sua parte, usar máscara, evitar o contato social, promover o distanciamento, sair apenas quando necessário, fica mais fácil derrotar o vírus, como afirmam médicos. Aniversários, resenhas, comemorações devem ficar para depois. Ninguém quer uma segunda onda de contágio, sendo que sequer, terminamos a primeira. Ainda é tempo de cuidados redobrados. 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG