Desde 1984
Delci Couto
05 de Junho de 2020
“PLURALIDADES” – VI

GESTOR PÚBLICO

Pensando no médio e no longo prazo e considerando a dificuldade de se capacitar no curto prazo, nós, os eleitores, cujo caminho é a educação pública de qualidade para todos e, visando a continuidade da boa gestão, torna-se mister a criação de um cargo técnico profissional de “Gestor público”, concursado e de carreira, formação de nível superior, desejável em Administração e com especialização em Gestão Pública, preferencialmente, nas Fundações João Pinheiro, Dom Cabral e similares. 

Como auxiliar direto do executivo, sem caráter deliberativo, porém resguardando o seu profissionalismo e aumentando a responsabilidade do executivo, um parecer deste profissional faria parte dos atos decisórios relevantes do prefeito. Na prática, Monlevade já tem este gestor, com nome e sobrenome: o habilidoso, respeitado e competente profissional Eduardo Bastos. Porém, e quando ele aposentar-se?


CAPACITAÇÃO

Não basta saber o que fazer, o passo a passo está aqui, neste trabalho de consultoria técnica. O “pulo do gato” é como fazer! Detalhe que não se ensina e não se aprende com instrutores, mas que se “adquire” com a experiência e vivencia na gestão, no empreendedorismo. Capacidade técnica, experiência, habilidade, independência e sensibilidade política são pré-requisitos do gestor de sucesso, além do foco e da visão desenvolvimentista.


SINERGIA DE UMA ENGRENAGEM CILINDRICA PERFEITA

Educação pública de qualidade é o caminho e “capacitação” é a palavra-chave e sinônima de eficácia e eficiência na gestão: educação capacitando eleitores; eleitores elegendo gestores capacitados; gestor capacitando os seus escolhidos para cargos de direção; escolhidos capacitando os seus colegas de trabalho e estes funcionários capacitados entregando bons serviços aos munícipes eleitores. No outro lado do poder, presidente do legislativo capacitado, capacitando os seus pares e a Câmara Municipal fiscalizando com eficiência e entregando leis qualificadas para deleite dos munícipes eleitores. É o sonho de consumo de uma sociedade evoluída pela E D U C A Ç Ã O!  

SECRETÁRIO (A) DE EDUCAÇÃO

Quando o tema recorrente se trata da pessoa que deixou o seu nome na história da Secretaria de Educação de João Monlevade, de “chupetão”, o nome que vem à nossa cabeça é o de Geralda Machado. O caminho está aberto para que outro(a) secretário(a) também escreva a sua história no desempenho desta Secretaria. Educação é o seguro e perene caminho de combate às desigualdades sociais. Este foi o caminho que trilhei e venci pela educação. Descendo-me de uma família humilde, guerreira e numerosa, de treze irmãos. Sou do mato, da roça e com muito orgulho! Naquela época, os nossos sábios pais nos indicaram este caminho e o seguimos, com passos firmes, difíceis e seguros e aqui estamos!


ITA – INSTITUTO TECNOLÓGICO DA AERONAUTICA

Encanta-me a qualidade da educação pública do Ceará. No concorrido vestibular para o ITA em São José dos Campos SP, cerca de 12.000 candidatos para apenas 110 vagas, a disputa é acirrada entre o rico São Paulo e o pobre Ceará. Ao contrário de São Paulo, Ceará leva para o ITA pessoas simples, humildes e descendentes de escolas públicas. Minas Gerais aparece de vez em quando, com alguns “gatos pingados”. Meu filho conseguiu, mas cursou renomadas escolas particulares: Colégio Kennedy, Cesp, Bernoulli em BH e o Cursinho preparatório “Poliedro” em São José dos Campos SP. 

Deixo aqui um apelo ao futuro Secretário(a) de Educação de João Monlevade: faça um planejamento de médio e de longo prazo, visite o Ceará, conheça a filosofia, os detalhes do sucesso desta educação pública. O que é bom, pode e deve ser copiado. Faça isso, não por mim, mas pelas minhas ideias, ideais e teses de combate às desigualdades sociais pela educação! Mais importante do que abrir ruas e avenidas é expandir a mente de nossos jovens, sobretudo os da periferia e dar a eles uma nova identidade que os leve a sonhar com um futuro promissor. Cuidar de gente, cuidar da vida, cultivar a filosofia humanista, isto sim, é C I D A D A N I A !

Fascinam-me ideias criativas, mentes iluminadas! Com ideias criativas, novos tempos virão! Consultor é um agente de mudança, de transformação e de renovação da esperança! Mudar... É preciso! “Decifra-me ou te devoro!”


(*) Delci Couto um livre pensador – Contador, Perito, Auditor e Consultor Empresarial

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG