Desde 1984
Coxia
08 de Maio de 2020
Coxia 2581

R$9,5 milhões

João Monlevade vai receber R$9,5 milhões para tratar questões do coronavírus. Os recursos, além de aquisição de materiais, podem ser utilizados para quitar despesas, diante do quadro de calamidade financeira com queda de impostos e arrecadação. 


Plano

Apesar do valor, o governo ainda não tem um plano de como vai usar esse recurso que chega em hora importante. No entanto, é preciso ter sabedoria para investir, em prol da saúde do cidadão.


Fiscalização

A Câmara Municipal, que fiscaliza o poder Executivo, precisa ficar de olho em como a Prefeitura vai usar os recursos do Governo Federal. Em ano eleitoral e com o decreto de calamidade que permite compras sem licitação, é preciso redobrar a atenção com os gastos públicos.


Fiscais

Segundo o vereador Djalma Bastos (PSD), a Prefeitura de João Monlevade só tem um fiscal disponível porque a maioria se enquadra nos grupos de risco. E aí, quem fiscaliza a cidade?


Preços

Vereador Fábio da Silva (Cidadania) denuncia que donos de supermercados estão aumentando preços de alimentos e itens básicos para a sobrevivência. Segundo ele, há denúncias de aumento de até 70%. “Não foi citado o nome do estabelecimento, mas os órgãos públicos, Procon, precisam fiscalizar”, disse Fábio. 


Ineficiência

Um dos maiores males das administrações públicas é a compra de equipamentos, máquinas e contratações ineficientes. É comum governos efetuarem compras e, depois, “encostar” maquinários. Ou porque perderam a serventia ou ainda, porque sua aquisição não foi devidamente planejada. Talvez esteja na hora do Minsitério Público punir gestores que adquirem bens que tem ou terão pouca serventia às administrações.


Cemitérios abertos 

Os cemitérios de João Monlevade ficarão abertos para visitas no Dia das Mães, de 8 às 16h, para orações e homenagens às que já se foram. De acordo com a Prefeitura, a data possui pouca movimentação nos cemitérios monlevadenses, quando comparada a datas como o Dia de Finados. Mesmo assim, a recomendação é de que que o público evite aglomerações, mantendo distância mínima de dois metros.


Eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai decidir em junho se as eleições municipais serão adiadas devido ao coronavírus. Há quem aposte que o pleito seja postergado por 40 dias, ocorrendo a escolha de vereadores e prefeitos em todo o Brasil, em meados de novembro. Para o adiamento para 2021 ou a junção com eleições gerais, em 2022, só com mudança na Constituição. 


E aí?

Muitos políticos que têm mandato torcem para as eleições serem adiadas. Já os que querem entrar para a vida pública, torcem mais do que nunca, para o pleito ocorrer ainda em 2020. Em Monlevade, tem vereador que defende a manutenção das eleições e há quem está tipo “deixa a vida me levar”: se adiar, tudo bem e se mantiver também. 


Use máscara

A Associação Comercial Industrial e de Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon) está com uma campanha para que todos usem máscaras no comércio. “#UseMáscara. O Comércio de João Monlevade está preparado para atendê-lo de forma segura. E você, está fazendo a sua parte?”, diz o texto da campanha, muito importante neste momento. 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG