Desde 1984
Editorial
08 de Maio de 2020
Cuidar das pessoas

A prefeita Simone Carvalho, em seu último ano de governo, está em casa isolada, cuidando do pai idoso e com histórico de problema pulmonar. Ela mesma disse isso em entrevista ao marido há cerca de 15 dias. Foi a última vez que a chefe do Executivo monlevadense falou aos cidadãos, além de um vídeo publicado no dia 25 de abril. Em tempos de pandemia de coronavírus, o que se espera de um prefeito é que ele assuma as rédeas da situação e não desapareça. 

A atitude da filha em se isolar para cuidar do pai é um gesto nobre, sem dúvida. Mas como prefeita esperava-se mais ação. Chama a atenção é que ela já vinha desaparecendo pouco a pouco, ao longo de sua gestão. Mesmo antes da pandemia, poucas vezes ela era vista na Prefeitura, raramente aparecia em eventos públicos e, mais raramente, concedia entrevista à imprensa. Por outro lado, o marido da prefeita assumiu de vez o papel de porta voz oficial, ao centralizar todas as informações do governo da esposa em sua pessoa. Ninguém na administração Simone fala mais que Carlos Moreira. Ele entrevista secretários e induz as respostas, sem contar, que determina quem, o quê e como as respostas devem ser dadas. É, no mínimo, lamentável e antidemocrático.

A prefeita afirmava em seu plano de governo que seria eleita para cuidar das pessoas. Hoje, ela cuida do pai e deixa João Monlevade nas mãos do cônjuge. Ato que precisa ser denunciado e fiscalizado pela Câmara Municipal, Ministério Público e também pela imprensa. Simone Carvalho deixa um legado triste, de ter sido a primeira mulher a governar João Monlevade, mas sob a vigilância política do marido, que é quem dá as cartas na gestão. Todos os dias, ele gera prova disso, em seu programa radiofônico na rádio Global FM. 

Tudo bem que em João Monlevade, o ex-prefeito ainda não mandou jornalista calar a boca, como fez de forma inadmissível, o presidente da República. Até porque, Moreira é comunicador há décadas e sabe muito bem que jornalismo é feito com as respostas que os governantes não querem dar. E, justamente por isso, todas as informações do governo Simone passam antes por ele. Por outro lado, é preciso admitir que o ex-prefeito tem feito um bom papel de conscientização da população para as medidas preventivas da Covid-19. Mas é preciso bem mais que isso para cuidar das pessoas, como prometido em campanha.  

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG