Desde 1984
Coxia
24 de Abril de 2020
Coxia 2580

Respiradores

Monlevade conta com 19 respiradores no Hospital Margarida. Esse é o número de vidas que podem ser salvas, simultaneamente, caso necessitem de ventilação mecânica. Vale lembrar que a cidade atende a moradores de diversas cidades vizinhas. Ou seja: só 19 pessoas conseguem ser salvas, ao mesmo tempo, caso necessário. A vigésima, não terá chance. E vale lembrar que os respiradores não são usados apenas em casos de Covid 19. 

Comércio

Empresários e comerciantes de João Monlevade defendem o retorno gradual das atividades comerciais para evitar o colapso econômico do município. Eles defendem o equilíbrio entre saúde e economia. Segundo estimativas, já deixaram de circular no município, mais de R$30 milhões.

Triste

Para a prefeita Simone Carvalho (PTB), é triste ver o comércio fechado e as consenquencias são ruins até para a administração, que também perde com a queda de receitas. No entanto, segundo a prefeita, o isolamento social tem dado certo em Monlevade, já que o município tem só quatro casos confirmados. Ela pede que as pessoas só saiam quando necessário. “Se puderem, fiquem em casa”, diz.

Meio isolamento

No entanto, apesar da prefeita afirmar que isolamento tem dado certo em Monlevade, a classe empresarial bate firme que Monlevade só tem “meio isolamento”, com as ruas, supermercados, lotéricas e demais estabelecimentos lotados.

Vacinas

Leitor reclama que muitos idosos, pessoas de grupo de risco ou com problemas respiratórios ainda não foram vacinados em João Monlevade. É que o governo do Estado tem enviado poucas doses e a demanda na cidade é grande. É preciso paciência para ficar imunizado e a campanha segue até o dia 23 de maio. Segundo a Prefeitura, na próxima segunda-feira (27), tem mais vacina nos postos.

Calamidade

Em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus, as prefeituras podem decretar estado de calamidade pública para estabelecer medidas emergenciais, como a determinação de quarentena, o fechamento de rodovias, a instituição de barreiras sanitárias e a contratação de pessoal e compras. Ou seja, com os decretos, políticos ficam à vontade para gastar dinheiro público. 

Calma lá

No entanto, para que os municípios sejam liberados de restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), se faz necessário o reconhecimento desses decretos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Para embasar a análise, os municípios devem relatar os fatos ocorridos no município que motivaram a decretação da situação de calamidade local e que justificariam a necessidade de suspensão dos prazos e de exigências da LRF. A Assembleia pode solicitar esclarecimentos adicionais e documentos comprobatórios.

Eleições

Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diz que tem condições de manter as eleições de outubro deste ano, mesmo com o coronavírus. O órgão criou um grupo de trabalho para avaliar o impacto da pandemia e avaliou a capacidade da Justiça Eleitoral de manter o calendário eleitoral e os procedimentos preparatórios diante das medidas de isolamento. Assim, o primeiro turno segue mantido no dia 4 de outubro. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país. 

Água Fria

A notícia, se confirmar, chega como um banho de água fria em políticos que defendem a unificação das eleições em 2022 com a ampliação dos atuais mandatos. Certamente, essa será uma eleição que vai entrar para a história, devido à sua particularidade, diante da pandemia do coronavírus. 

JORNAL IMPRESSO
AS MAIS LIDAS
TWITTER - PRF191MG